Operação Sinecuras é aprovada por mais de 90% dos araucarienses | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Política / Operação Sinecuras é aprovada por mais de 90% dos araucarienses

Operação Sinecuras é aprovada por mais de 90% dos araucarienses

Fato mais relevante do ano em Araucária, a operação Sinecuras, deflagrada pelo Ministério Público local no mês de abril, é apoiada pela imensa maioria da população araucariense.

Pelo menos foi o que mostrou um levantamento feito pelo instituto Data Sonda a pedido de O Popular. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, ouviu 800 pessoas, respeitando-se a base censitária do Município no que diz respeito ao perfil de sexo, faixa etária, escolaridade e renda. Essa amostragem permite dar à sondagem um intervalo de confiança, que é de 90%, com margem de erro de 2,9%.

Questionados sobre o apoio a operação, 92,6% da população disse ser completamente favorável ao trabalho feito pelo Ministério Público de Araucária. Considerando a margem de erro, esse número pode alcançar índice superior a 95% ou baixar a quase 90%. Já os que disseram ser contra a ação somaram 3,8% e os que não souberam ou não quiseram responder totalizaram 3,6%.

Ainda conforme pode se constatar com a estratificação dos dados, o apoio à operação Sinecuras, que levou à prisão em abril três ex-prefeitos de Araucária, quase a totalidade dos vereadores da legislatura 2013-2016, sendo três com mandato em vigência e uma renca de ex-secretários municipais e empresários, é maior entre as mulheres, com um percentual de 94,3% de aprovação contra 2,2% de reprovação. 3,5% não soube ou não quis se posicionar.

Outra análise interessante é quando segmentamos a percepção que a população tem da operação Sinecuras por idade. Entre aqueles que têm entre 25 e 34 anos, 97,7% apoiam a ação do MP. O menor índice de apoio fica entre os que têm 60 anos ou mais. Veja números completos ao lado.

O índice mais expressivo de aprovação à operação acontece na estratificação por renda. Entre os araucarienses com renda familiar mensal superior a R$ 4 mil o apoio a Sinecuras foi de 100%. Obviamente, é preciso ponderar que algo em torno de 7,5% dos nossos moradores se enquadra neste padrão de rendimentos. Abaixo, você confere todos estes números.

Quando a régua é a escolaridade da população local, o apoio a operação também cresce de acordo com o nível de escolaridade das pessoas. Entre os que têm até o Ensino Fundamental o apoio é de 86,4%. Entre que possuem ensino médio é de 96,6% e os que possuem nível superior completo ou incompleto a aprovação ao trabalho do Ministério Público alcança 98,3%.

 

 

 

 

 

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1127 – 23/08/18

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*