Pane tira do ar vários sistemas de informática da Prefeitura

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

nota fiscal copy
Os empresários araucarienses que precisam emitir as notas fiscais eletrônicas do Município estão sem acesso ao sistema desde a última terça-feira, 24 de novembro. Com isso, nenhuma dessas empresas consegue faturar seus produtos, o que complica ainda mais a vida dos estabelecimentos locais.

Além do problema na nota fiscal eletrônica municipal, também estão fora do ar diversos outros sistemas de informática vitais para manutenção dos serviços da Prefeitura, como, por exemplo, o responsável pelo agendamento de consultas médicas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e o de empenho de pagamento de fornecedores, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Finanças (SMFI). Outros serviços de consultas, como o Portal da Transparência, também estão inacessíveis.

Ao que se sabe, o caos nos sistemas de informática da Prefeitura foi provocado por uma pane nos HDs dos servidores do Departamento de Tecnologia da Informação do Município, setor vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL). Ainda não se sabe a motivação do problema. Internamente, no entanto, fala-se em falha humana na migração de dados de softwares da Lexsom Informática, dona dos sistemas utilizados pela Prefeitura, para outros programas, desenvolvidos pelo próprio Município. No entanto, a possibilidade de uma ação deliberada de alguém que já teve acesso aos sistemas, com a intenção de provocar a queda dos sistemas, também não teria sido descartada. A hipótese é aventada em razão do dia em que o problema aconteceu: 24 de novembro, exatamente quando é rodada a folha de pagamento do funcionalismo municipal.

Conforme apurado por nossa reportagem, técnicos da Prefeitura e da Lexsom trabalham desde terça-feira para tentar reestabelecer os sistemas, porém, ainda não haveria uma previsão para que eles voltem a funcionar.

Compartilhar
PUBLICIDADE