Home / Notícias / Política / Pela 1ª vez, Câmara será presidida por uma mulher

Pela 1ª vez, Câmara será presidida por uma mulher


Eleição aconteceu em sessão especial realizada na semana passada. Foto: divulgação

 

Talvez as pessoas não tenham dado a devida importância para o fato, mas a quinta-feira da semana passada, 13 de dezembro, foi histórica para Araucária, principalmente para os que reivindicam a necessidade de que as mulheres tenham cada vez mais um papel de destaque na política local. Isto porque, pela primeira vez desde que o parlamento municipal foi constituído, uma representante do sexo feminino foi eleita para comandar o Poder Legislativo municipal.

Amanda Maria Brunatto Silva Nassar (PMN) está em seu primeiro mandado e durante o primeiro biênio desta legislatura participou da mesa diretora como primeira secretária. O nome de Amanda vinha sendo cotado para presidir um das câmaras mais ricas do Paraná e talvez até do Brasil desde meados deste segundo semestre. Porém, nas últimas semanas, os que apostavam que ela ficaria com o cargo diminuíram, aumentando as chances de que Fábio Alceu Fernandes (PSB) ficasse com o posto.

Amanda, porém, seguiu trabalhando quieta e, na semana passada, quando alguns já davam como certa a eleição de Fábio, ela retomou a preferência da maioria, inclusive do próprio concorrente. Exatamente: Fábio abriu mão de sua candidatura. Dos onze vereadores, oito votaram nela: Ben Hur Custódio de Oliveira (PR), Aparecido Ramos (PDT), Fábio Pedroso (PRP), Fábio Alceu (PSB), Celso Nicácio (PSL), Lucia de Lima (MDB), Claudinho do Açougue (PPS) e a própria Amanda. Os outros três edis que sobraram, Tatiana Nogueira (PSDB), Xandão (PSL) e Leandro da Academia (PV) optaram por Fábio.

Embora a escolha da presidência acabe ganhando maior destaque nessa disputa, na quinta passada também foram definidos o nome de todos os outros quatro integrantes da chamada mesa diretora da Casa. O cargo de primeiro vice ficou com Ben Hur, o de segunda com Lucia de Lima, o de primeiro secretário com Fábio Alceu e o de segundo com Celso Nicácio. A nova presidente passa a comandar o Legislativo local a partir de 1º de janeiro de 2019 e fica no posto até o final da atual legislatura.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1144 – 20/12/18

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*