Petrobras deve vender 60% da Repar

Foto: Everson Santos
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Em documento disponibilizado na manhã desta quinta-feira, 19 de abril, a Petrobras informou ao mercado que pretende realizar parcerias na área de refino, entregando o controle de algumas de suas refinarias a iniciativa privada.

Dentre as refinarias que devem ser alcançadas pela proposta está a Presidente Getúlio Vargas, em Araucária. Pelo documento, melhor detalhado no seminário “Reposicionamento da Petrobras em Refino”, que aconteceu ontem no Rio de Janeiro, onde fica sua sede, as refinarias alcançadas pela proposta estão divididas em dois blocos regionais: Nordeste e Sul. No primeiro estão incluídas a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) e a Refinaria Landulpho Alves (RLAN). No segundo, a refinaria de Araucária e a Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP).

Por essa proposta, a Petrobras montaria duas novas empresas para operar os blocos Nordeste e Sul de refino, ficando em ambas com participação de 40% e a parceira, com 60%. No bloco Sul, além das duas refinarias, será envolvido no negócio outros sete terminais e nove dutos.

Ainda de acordo com a empresa, a busca dos parceiros deve ser feita por meio de processo competitivo, com empresas diferentes por bloco. A estatal propõe essa criação de parcerias em blocos geográficos porque, segundo ela, “garante dinâmica de mercado, reduzindo o risco de competição predatória”.

Petrobras deve vender 60% da Repar

Compartilhar
PUBLICIDADE