Políticos locais devem aproveitar abertura da janela partidária para fazer troca-troca

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

04_05 - politica.indd
Aprovada pelo Senado em dezembro do ano passado, a Emenda Constitucional que abre a “janela” para troca de partidos sem perda de mandatos deve ser promulgada pelo Congresso Nacional no dia 18 deste mês. A informação foi dada nos últimos dias pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

A PEC 113/2015 permitirá que os detentores de mandatos eletivos deixem as legendas pelas quais foram eleitos nos trinta dias seguintes à promulgação da emenda sem correr o risco de praticar a chamada infidelidade partidária, que atualmente pode custar a perda do mandato do político.

Em Araucária, a abertura da janela partidária deve fazer com que alguns vereadores troquem de legenda, tudo com vistas a disputar a próxima eleição municipal por uma sigla em que seja mais fácil a obtenção de mais um mandato. Alguns edis também querem aproveitar esta brecha para migrar para um partido que não esteja, digamos assim, com a imagem tão feia diante da opinião pública. É o caso, por exemplo, de Josué Kersten, que já avisou que dei­xará o PT. Seu destino, porém, ainda é incerto.

Com a saída de Josué, o PT, que nas eleições de 2012, elegeu dois vereadores ficará sem nenhum representante na Câmara. O outro edil do partido era Clodoaldo Pinto Junior, que no início de outubro passado zarpou para o recém-criado PMB (Partido da Mulher Brasileira). Aliás, agora, com a abertura da janela, também existe a possibilidade do próprio Clodoaldo deixar o PMB e se filiar ao PROS.

Outro vereador que também estaria pensando em trocar de partido é Paulo Horácio, que hoje está no Solidariedade. Há a possibilidade de ele voltar para o PSDB. Por sua vez, são grandes as chances de que Alex Nogueira, que atualmente preside o diretório municipal peessedebista, voar do ni­nho tucano para o PR, que tem a provisória local sob a guarita de seu irmão, Adilson Nogueira.

Com a promulgação da janela partidária acontecendo mesmo em 18 de fevereiro, os donos de mandatos que queiram trocar de legenda terão até o dia 19 de março para fazê-lo. Vencida esta etapa, a próxima data cabalística no calendário eleitoral deste ano será 2 de abril, exatamente seis meses antes do pleito, que é quando se encerra o prazo para que os interessados em disputar uma vaga de vereador ou prefeito estejam filiados aos partidos pelos quais desejam concorrer.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE