Prazo para saque do abono salarial PIS/Pasep termina semana que vem

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Quase 44 mil pessoas no Paraná ainda não sacaram o abono salarial do ano-base 2014. O prazo para que o trabalhador retire a grana, que pode chegar até um salário mínimo nacional, vai até quinta-feira da semana que vem, 29 de dezembro. “É um dinheiro que pode fazer a diferença nas famílias e ajudar a aquecer a economia neste fim de ano”, afirma Artagão Júnior, secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná.

A partir deste ano, o valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base. Quem trabalhou durante apenas um mês, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral. O valor máximo é de R$ 880.

Saiba se você tem direito ao abono

O benefício é válido para trabalhadores que receberam até dois salários mínimos em carteira assinada no período de 2014 e faz parte do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Rais (Relação Anual de Informação Social).

O prazo para saque foi prorrogado e agora pode ser feito até o fim do ano. Para saber se tem direito ao benefício o trabalhador pode acessar a lista, divulgada pelo Ministério do trabalho, clicando aqui. Para fazer o saque, basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Como sacar

Para sacar o PIS o trabalhador deve comparecer a uma Agência da Caixa Econômica Federal. Já o saque do Pasep deve ser feito no Banco do Brasil.

abono

Compartilhar
PUBLICIDADE