Prefeitura decide não renovar contrato do EstaR

Segundo SMUR, EstaR vem sendo alvo de muitas críticas
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Prefeitura decide não renovar contrato do EstaR
Segundo SMUR, EstaR vem sendo alvo de muitas críticas

 

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) já notificou a Serttel Ltda., empresa responsável pela exploração do Estacionamento Rotativo (EstaR) nas ruas centrais da cidade, de que não renovará o contrato para execução do serviço. Com isso, a partir do dia 12 de novembro, as ararinhas deixarão de notificar os motoristas que pararem seus automóveis ao longo das vagas de estacionamento das ruas do Município.

A notificação, segundo informou a SMUR, foi feita à empresa sessenta dias antes do vencimento do contrato. Por lei, a extensão do contrato ainda poderia ser feita por mais quatro anos. De acordo com o secretário de Urbanismo, Reginaldo Luiz dos Santos Cordeiro, a decisão de descontinuar o EstaR foi tomada após a constatação de que o serviço não vinha sendo prestado a contento, o que gerava diversas reclamações dos moradores locais.

Ainda conforme Reginaldo, tão logo o serviço seja interrompido, a Secretaria de Urbanismo irá monitorar o comportamento da utilização das vagas de estacionamento nas ruas centrais da cidade e, posteriormente, se reunir com representantes da Associação Comercial de Araucária (Aciaa) e outras entidades para avaliar a necessidade de se retomar o serviço num futuro próximo. Caso seja esta a conclusão, um novo edital de licitação terá que ser publicado.

“Atualmente há bastante descontentamento com o modelo de exploração do EstaR adotado aqui em Araucária. Os motoristas reclamam que não conseguem comprar créditos e também da própria dificuldade de se saber quando tiveram suas notificações validadas ou não. Além disso, estávamos tendo que disponibilizar agentes de trânsito exclusivos para fazer o monitoramento da utilização irregular das vagas, o que tornava o contrato com a empresa que explora o serviço oneroso para o Município”, explicou.

Reginaldo salientou que o contrato atual com a Serttel prevê que 15% do valor arrecadado com o serviço de EstaR é repassado pela empresa aos cofres municipais. Mensalmente, isto representaria em torno de R$ 10, 12 mil sendo pagos ao Município, o que não cobriria os custos finais da Prefeitura com a disponibilização de recursos humanos e materiais para manutenção do serviço. “Vamos discutir juntos com os interessados, caso haja a necessidade de retorno do EstaR no futuro, qual seria o modelo adequado”, afirmou.

Créditos

Também conforme o secretário, a Serttel ainda não informou como fará a devolução de eventuais créditos comprados pelos motoristas por meio do aplicativo para utilização do EstaR. No entanto, Reginaldo afirmou que estes valores precisarão sim ser devolvidos a quem os comprou. “Obviamente, como já estamos informando que a partir do dia 12 de novembro não teremos mais o EstaR, o que pedimos é que os motoristas se organizem para não comprar muitos créditos, até para evitar eventual dificuldade neste ressarcimento”, finalizou.

 

Texto: Waldiclei Barboza/ Foto: Marco Charneski

Compartilhar
PUBLICIDADE