Home / Notícias / Política / Programa da Prefeitura vai beneficiar pequenos agricultores de Araucária

Programa da Prefeitura vai beneficiar pequenos agricultores de Araucária



Projeto deve ser apreciado pela Câmara já na semana que vem

O prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) encaminhou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que promete beneficiar as pequenas e médias propriedades rurais de Araucária. A expectativa é que ele seja votado pelos vereadores já na sessão da próxima segunda-feira, 12 de maio.

Intitulado “Caminhos do Agricultor”, o programa vai contemplar serviços como terraplanagem; abertura, conservação e revestimento de estradas de acesso e também dentro das propriedades rurais; construção e reforma de silos trincheiras, tanques de peixes e açudes de captação de água; realização de drenagem; transporte de cascalho de água; transporte de calcário; valetamento, entre outros.

“Esses serviços serão realizados com maquinários da Prefeitura e custarão para o nosso pequeno agricultor, em média, 50% do preço que ele pagaria caso precisasse contratar uma empresa para realizá-los”, explicou Olizandro. Ainda segundo ele, esses valores serão fixados levando em conta uma tabela regulamentada anualmente por decreto municipal. “Esses pagamentos serão feitos por hora trabalhada pelo equipamento, sendo que o valor arrecadado será revertido para a manutenção do próprio programa”, acrescentou o prefeito.

Critérios
Para serem beneficiados pelo programa, os interessados terão que se cadastrar na Secretaria de Agricultura, estarem inscritos como produtor rural no Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural e/ou na Secretaria Estadual de Fazenda, ter uma propriedade de no máximo 40 hectares e comprovar que a atividade agrícola é sua principal fonte de renda. “Com esse programa queremos, principalmente, melhorar as condições de trabalho do nosso sofrido homem do campo, que acorda de madrugada todos os dias para produzir aquilo que nós aqui da cidade comemos no café da manhã, almoço e jantar”, resumiu.

Semana que vem
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Gilmar Nogueira (PTN), o projeto será apreciado pelo plenário já na semana que vem e, acredita ele, não enfrentará qualquer tipo de problema para ser aprovado. “Esse é um projeto que vai beneficiar o nosso produtor rural e aqui na Câmara tudo o que pode ser feito para ajudar a população é feito”, destacou.
 

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*