Prorrogado novamente data de vencimento do IPTU

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Prorrogado novamente data de vencimento do IPTU

A greve deflagrada pelos correios no início deste mês e que só foi encerrada esta semana atrapalhou a entrega dos carnês 2017 do IPTU de Araucária. Com isso, muita gente até agora ainda não recebeu os seus boletos.

Em razão desse atraso, a Prefeitura anunciou nesta quinta-feira, 10 de maio, que editou um decreto prorrogando a data de vencimento do imposto, que aconteceria em 15 de maio, para o dia 14 de junho. Ou seja, só mês que vem.

Com a mudança, a cota única do IPTU poderá ser paga com 10% de desconto até o dia 14 do mês que vem. Para os que optarem pelo parcelamento em seis vezes, sem o chorinho, a primeira cota também teve o vencimento alterado para a mesma data.

As pessoas que quiserem imprimir as faturas com as novas datas pela internet podem fazê-lo acessando o site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br), ir até a aba de serviços e clicar na opção “IPTU”. Lá, é preciso digitar o número da inscrição imobiliária para ter acesso a fatura.

Prorrogado novamente data de vencimento do IPTU

Ajuda online

Ainda com relação ao IPTU, a Prefeitura disponibilizou esta semana um novo canal de comunicação para que os proprietários de imóveis urbanos na cidade possam esclarecer dúvidas sobre o imposto. O chat online está disponível na página do Município na internet e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

Para quem não gosta muito de conversar pela internet, também é possível esclarecer dúvidas utilizando o velho e bom telefone. Para isso basta ligar para o número 3614-1708. Não gostou de nenhuma dessas opções, então o jeito é dar um pulo pessoalmente lá no Espaço Cidadão, que fica na sede da Prefeitura.

Confira bem o valor do seu IPTU antes de pagá-lo

Nos últimos dias algumas pessoas procuraram a redação de O Popular para relatar que teriam identificado divergência nos valores constantes nos boletos do IPTU que receberam em suas casas.
Conforme essas pessoas, o valor efetivamente devido do imposto que consta no carnê seria inferior ao lançado na guia para pagamento. Ou seja, quem não se atentar para o erro pode acabar pagando mais do que efetivamente deve de IPTU.

A divergência foi confirmada pela Prefeitura no início da semana por meio de sua assessoria de imprensa. O problema, no entanto, não teria alcançado todos os contribuintes. Segundo apurou O Popular, o foram em torno de quinhentos carnês impressos antes que a falha fosse corrigida. Ao todo, a planta de IPTU do Município tem mais de trinta mil imóveis.

Em razão do problema, o Município publicou comunicado pedindo que os contribuintes fiquem atentos ao erro e explicou que ele teria sido causado por uma falha no sistema de cobrança, a qual já foi corrigida. Inclusive, quem reimprimir os boletos pelo site da Prefeitura já terá a fatura com o valor correto.

 

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Reprodução

Compartilhar
PUBLICIDADE