PSS para atendentes infantis passa na Câmara

Câmara realizou duas sessões extraordinárias para votar projeto
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Câmara realizou duas sessões extraordinárias para votar projeto
Câmara realizou duas sessões extraordinárias para votar projeto

Ao contrário do projeto de lei que autorizou a Prefeitura a implantar o vale-creche em Araucária, que levou três meses para ser aprovado pela Câmara de Vereadores, a proposta que permite ao Município realizar um Processo de Seleção Simplificada (PSS) para contratação de atendentes infantis tramitou em tempo recorde pelo Poder Legislativo e já está de volta nas mãos do prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) para sanção.

O projeto do PSS chegou à Câmara na sexta-feira passada, 27 de novembro, e no mesmo dia foi distribuído aos gabinetes de todos os vereadores. As comissões de Finanças e Orçamento, Justiça e Redação e Educação e Bem-Estar se reuniram em caráter extraordinário no iní­cio desta semana e deram pareceres favoráveis a proposta, que foi levada ao plenário em sessões extraordinárias rea­lizadas na terça e quarta-feira, 1º e 2 de dezembro, respectivamente. “Fizemos uma força tarefa aqui na Câmara para aprovar o quanto antes esta proposta, considerando se tratar de algo de muito interesse para nossa população. Cumprimos o nosso papel e agora esperamos que o Poder Executivo tome todas as medidas necessárias para realizar o PSS o quanto antes, pois são centenas as famílias de Araucária aguardando por uma vaga para seus filhos nos Cmeis da cidade”, comentou o presidente da Casa, Wilson Roberto David Mota (PSD).

Regras

Com a lei já aprovada, caberá a Prefeitura agora, no prazo de trinta dias, regulamentar por decreto as regras do PSS das atendentes. A previsão é que o edital do processo seja publicado até a primeira quinzena de janeiro e a contratação se dará por meio de análise de currículo, sendo que as profissionais terão que ter a mesma qualificação das atendentes infantis concursadas.

As atendentes chamadas por meio do PSS firmarão contrato de um ano com a Secretaria Municipal de Educação (SMED) e receberão por mês R$ 2.267,79 para uma jornada de trabalho de quarenta horas semanais, além de auxílio-ali­mentação de R$ 300 mensais. Os profissionais ficarão vinculados ao regime geral da Previdência Social (INSS) e não ao Fundo de Previdência do Município de Araucária (FPMA).

Embora ainda não esteja certo a quantidade de vagas que serão preenchidas por meio do PSS, estima-se que inicialmente sejam 112, porém o número deve dobrar, considerando que a Prefeitura pretende zerar a fila por uma matrícula nos centros municipais de educação da cidade até o meio do ano. A primeira leva de profissionais contratadas começa a trabalhar em fevereiro ou março.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: WALDICLEI BARBOZA

Compartilhar
PUBLICIDADE