Home / Notícias / Política / Quase 100 mil eleitores de Araucária voltam às urnas no domingo

Quase 100 mil eleitores de Araucária voltam às urnas no domingo

Ao contrário do primeiro turno, eleitor agora só terá que votar uma única vez. Foto: Everson Santos. Texto: Waldiclei Barboza

 

Assim como em todo o Brasil, os eleitores araucarienses voltam às urnas no próximo domingo, 28 de outubro, para ajudar a escolher o novo presidente. Assim como no primeiro turno, as seções de votação abrem às 8h e fecham às 17h. A expectativa do Cartório Eleitoral da cidade é de que todo o processo de apuração já esteja concluído até às 19h30.

A tendência também é a de que as filas nas seções eleitores no domingo sejam bem inferiores do que as registradas no último dia 7 de outubro, principalmente porque agora o araucariense só terá que votar em presidente. No primeiro turno eram seis votos diferentes. Da mesma forma, a tendência é que o número de urnas eletrônicas apresentando defeito agora seja bem inferior ao da primeira rodada eleitoral quando, em Araucária, tivemos trinta equipamentos tendo que ser substituídos.

Em Araucária, como se sabe, no primeiro turno o candidato Jair Bolsonaro (PSL) conseguiu 37.774 votos contra 15.245 de Fernando Haddad (PT). Ao todo, temos 94.403 aptos a votar em Araucária. Logo, considerando que os eleitores de Bolsonaro ou Haddad da primeira rodada permaneçam fiéis, temos aí 41.384 araucarienses possíveis de serem capturados por um dos presidenciáveis. Obviamente, o cenário aí é hipotético, já que temos que considerar os que irão se abster, votar em branco ou nulo neste final de semana.

Quem não votou, pode votar

Importante destacar ainda que, mesmo aqueles que não votaram no primeiro turno, mas que estavam com o título regular perante à Justiça Eleitoral, podem sim – caso queiram – votar agora no segundo turno. Em Araucária, a abstenção em 7 de outubro foi de 14.884 pessoas, o que correspondeu a 15,77% do eleitorado.

Quem se absteve de votar no primeiro turno pode fazê-lo agora porque a Justiça Eleitoral considera cada turno de votação como uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira rodada de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. Da mesma forma, quem justificou o voto no primeiro turno e não conseguir votar agora no segundo também precisa fazer a justificativa eleitoral.

Quase 2 mil

Para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila na cidade, o Cartório Eleitoral está mobilizando aproximadamente 1.700 pessoas, entre mesários secretários de prédios, roteiristas, motoristas e pessoal da segurança pública.
Só após às 19h

Assim como no primeiro turno, embora a votação aqui se encerre às 17h, os números referentes a apuração dos votos só começam a ser divulgados pela Justiça Eleitoral a partir das 19h, isto por conta dos fusos horários existentes no país. No Acre, por exemplo, são duas horas de diferença com relação ao horário de Brasília.

Publicado na edição 1136 – 25/10/18

Sobre Redação

Redação

2 comments

  1. Esperamos que dessa vez seja mais fácil p alguns eleitores votarem, assim não ficam colocando a culpa na urna e dizendo que tem fraude.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*