Home / Notícias / Política / Quatro colégios de Araucária beneficiados pelo Escola 1000 do Governo do Estado

Quatro colégios de Araucária beneficiados pelo Escola 1000 do Governo do Estado

Lançado pelo governador Beto Richa (PSDB) no início deste mês, o programa Escola 1000 beneficiará quatro colégios estaduais de Araucária. Ao todo, mil instituições de ensino do Paraná serão contempladas, cada qual com R$ 100 mil, para investir em melhorias em suas estruturas.


Governador Beto Richa autoriza durante reunião no Palácio Iguaçu, o início dos repasses para as escolas selecionadas para receber recursos do programa

Foto: Orlando Kissner/ANPr

Em Araucária, os colégios contemplados são o Maria Kava, que fica na localidade rural do Tietê; Helena Wysocki, localizado no bairro Costeira; Fazenda Velha, instalado no Estação; e Marilze da Luz Brand, que fica no Fonte Nova. “Esse programa é mais um exemplo de como o Governo do Estado trata a educação do Paraná. Educação é prioridade absoluta de nossa gestão, tanto é que, mesmo neste momento de crise econômica, os investimentos na área são crescentes. Neste ano, 34,7% do orçamento do Estado é destinado à educação”, salientou o governador quando do lançamento do programa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Conforme prevê o programa, a definição de como serão utilizados os recursos foi feita pelas próprias comunidades escolares, por meio de audiências públicas que reuniram funcionários, pais e alunos. Os R$ 100 mil direcionados para cada unidade já estão depositados nas contas dos colégios.

 

Diretora do Colégio Ana Maria Kava, a professora Maria Leila Feitosa explicou que, lá, os recursos serão utilizados para consertos em geral, principalmente na troca de parte do telhado e reforma dos banheiros dos alunos. “Também queremos substituir algumas portas, fazer uma pintura parcial do saguão, e trocar os tacos em algumas salas”, comentou.

 

Já no Colégio Helena, a comunidade escolar definiu em reunião que utilizará o dinheiro para a pintura das salas e do piso da quadra poliesportiva, além de outras reformas. “Temos que realizar a manutenção do alambrado e da cobertura da quadra, além da estrutura metálica da cobertura do pátio e adequações no banheiro masculino”, destacou o diretor do local, Rodrigo Marcelo Wzorek.

Foto: Everson Santos

Foto: Everson Santos

Por sua vez, o professor Francisco de Assis Tele Maria, que dirige o Colégio Fazenda, explica que lá os recursos vão para a reforma de uma parte da cobertura, a troca do piso de duas salas, bem como manutenção no piso do refeitório. “Precisamos ainda reformar uma sala nossa que ainda é de madeira e realizar manutenções nas calhas, trocas de esquadrilho e, se der, também vamos pintar o muro por dentro e por fora”, relatou.

Foto: Everson Santos

Foto: Everson Santos

Outro colégio de Araucária beneficiado pelo Escola 1000 é o Marilze. Lá, os recursos também já têm destinação certa. Vão para a reforma da cobertura, pintura das paredes, manutenção dos pisos e dos muros da unidade. “Também queremos realizar manutenções nas nossas instalações sanitárias, principalmente na parte hidráulica e de esgoto e reformar a quadra de esporte”, explicou o diretor Ricardo Teixeira Oliveira.

Foto: Everson Santos

Foto: Everson Santos

 

 

 

Aluno do terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Marilze, Rodrigo de Paula Martins, se diz muito satisfeito com as reformas que serão feitas com os recursos do Escola 1000. “Toda escola será beneficiada, porque hoje têm ocorrido muitos transtornos devido as chuvas. Os tacos estão soltos e serão substituídos, do jeito que está, é fácil de tropeçar e se machucar. Com a pintura, a escola ficará mais bonita e alegre, proporcionando um ambiente mais agradável pra todo mundo”, ponderou

 

 

Sobre Everson Santos

One comment

  1. Grana no bolso.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*