Reclamações feitas em audiência sobre segurança serão levadas ao governador

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Reclamações feitas em audiência sobre segurança serão levadas ao governador
Discussões aconteceram no plenário da Câmara de Vereadores

 

Embora o cidadão comum não tenha comparecido em peso à audiência pública promovida pelo vereador Fábio Alceu Fernandes (PSB) e o deputado estadual Mauro Moraes (PSDB) para discutir a criminalidade em Araucária, o encontro foi uma excelente oportunidade para que os presentes fizessem suas reclamações com relação à segurança na cidade. As demandas levantadas no encontro foram reunidas numa carta proposta que será entregue ao governador Beto Richa (PSDB).

A audiência aconteceu na última sexta-feira, 23 de junho, e reuniu no plenário da Câmara os res­ponsáveis pelos órgãos de segurança municipal, além do comandante geral da PM no Paraná, Coronel Mauricio Tortato, e representantes da Polícia Civil no Estado.

Na oportunidade, os responsáveis pelas polícias locais fizeram um breve relato de seus trabalhos ao longo dos últimos meses e relataram algumas dificuldades que enfrentam na condução de seus departamentos. No caso da Polícia Civil, por exemplo, houve queixa da falta de estrutura e do tempo excessivo que os investigadores acabaram gastando na guarda e transporte de presos, o que impede dedicação total na investigação policial, que deveria ser a atividade principal do setor. “Apesar de todas essas dificuldades, mantemos um atendimento humanizado a todas as pessoas que procuram a delegacia”, ressaltou o delegado Messias Antonio da Rosa.

Há pouco mais de um ano na cidade, a delegada Juliana Maciel Busato, fez um breve balanço desse período e ponderou que, diante de todas as dificuldades, o grande ganho para Araucária foi ter conseguido uma titular exclusiva para a Delegacia da Mulher e do Adolescente. “Neste último ano conseguimos dobrar o número de registros de boletins de ocorrência. Isto não quer dizer necessariamente que a violência tenha aumentado e sim que, com a Delegacia da Mulher tendo uma equipe exclusiva, as pessoas estão procurando mais o órgão”, ponderou.

Outro ponto relatado pelas autoridades foi a diminuição no número de registros de homicídios na cidade no primeiro semestre para sete contra mais de trinta no ano passado. Apesar disso, os representantes reconheceram estar havendo um aumento significativo no caso de roubos a residências. Destacaram, no entanto, que este fenômeno é nacional e se acentuou desde 2014 quando a crise econômica no país derrubou a geração de empregos.

De acordo com o vereador Fábio Alceu, apesar das justificativas dadas pelos órgãos de segurança e da inquestionável dedicação dos responsáveis pelo combate à criminalidade em Araucária, é preciso que o Governo do Estado invista mais na cidade, garantindo recursos para melhorar a estrutura policial local e aumentando o efetivo tanto das polícias civil, militar e do Corpo de Bombeiros.

Fábio destacou ainda que, vencida a audiência, a briga agora é para que os itens que integram a carta proposta sejam atendidos, principalmente no que diz respeito ao início das obras da Delegacia Cidadã no Município, que vem sendo prometida desde 2012, mas que até agora não saiu do papel. Outro ponto tido como prioridade é a transformação da 2ª Compa­nhia da PM de Araucária num ba­talhão de polícia. “Com o apoio do deputado Mauro Moraes e da comunidade de Araucária vamos brigar por isso. Queremos concluir a redação da carta ainda esta semana e na próxima entregá-la ao governador Beto Richa”, enfatizou.

Deixada um pouco de lado na programação do evento, temas como educação, saúde, cultura e esporte também foram lembrados pelos presentes como necessários para que haja a melhora da segurança pública no Município. Sobre isso, Fábio ressaltou que as propostas nesse sentido também integram a carta, sendo que uma cópia dela será entregue ao prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS). “Há vários pontos também com relação ao trabalho da nossa Guarda Municipal, até porque não há como se falar em segurança pública sem considerarmos o papel importante da GM neste contexto”, ponderou.

Presente à audiência, o presidente da Câmara, Ben Hur Custódio de Oliveira (PR), reforçou que o Poder Legislativo, dentro de suas limitações, têm procurado fazer o seu papel no que diz respeito ao combate a criminalidade, seja fomentando as discussões sobre o tema, aprovando recursos municipais para a área ou levando as demandas da comunidade aos órgãos competente. “Tenho certeza que conseguiremos desenvolver um trabalho promissor, com ações que irão tranquilizar cada dia mais nossas famílias e a população”, destacou.

Homenagem

Ao final da audiência, também foram entregues menções honrosas ao trabalho desenvolvido pelos policiais civis, militares, bombeiros e guardas municipais locais. As homenagens foram feitas pela Assembleia Legislativa.

 

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE