Sabiá Ecológico, empresa que coleta o lixo em Araucária, é alvo de operação do GAECO | O Popular do Paraná
Home / Notícias / Política / Sabiá Ecológico, empresa que coleta o lixo em Araucária, é alvo de operação do GAECO

Sabiá Ecológico, empresa que coleta o lixo em Araucária, é alvo de operação do GAECO

Uma operação que apura prática de crimes de cartel, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva e crimes contra o meio ambiente no âmbito de licitações municipais para contratação do serviço de destinação de resíduos sólidos foi deflagrada pelo Ministério Público do Paraná nesta terça-feira, 24 de julho. Entre os alvos está a empresa Sabiá Ecológica, que atualmente é a responsável pela coleta de lixo em Araucária. Na sede da empresa, que fica no bairro Thomaz Coelho, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Ao todo, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária, e busca e apreensão em várias cidades, entre as quais Araucária. A operação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público (Gepatria) de Guarapuava, em conjunto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e com apoio da Polícia Militar.

De acordo com o Ministério Público, as investigações dão conta de que pelo menos 200 licitações em onze prefeituras do Paraná podem ter sido manipuladas pelos grupos empresariais, de modo a fixar artificialmente os preços das concorrências. Os agentes envolvidos na operação estão cumprindo seis mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão provisória e 36 mandados de busca e apreensão. As buscas são realizadas em escritórios do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Curitiba e em Francisco Beltrão e em empresas e residências de Araucária, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Salto do Lontra, Cafelândia e Umuarama. Dois dos mandados de prisão dirigem-se a técnicos do IAP (um em Curitiba, outro em Francisco Beltrão).

Mais informações em breve.

 

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*