Home / Notícias / Política / Sabiá Ecológico, empresa que coleta o lixo em Araucária, é alvo de operação do GAECO

Sabiá Ecológico, empresa que coleta o lixo em Araucária, é alvo de operação do GAECO

Uma operação que apura prática de crimes de cartel, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva e crimes contra o meio ambiente no âmbito de licitações municipais para contratação do serviço de destinação de resíduos sólidos foi deflagrada pelo Ministério Público do Paraná nesta terça-feira, 24 de julho. Entre os alvos está a empresa Sabiá Ecológica, que atualmente é a responsável pela coleta de lixo em Araucária. Na sede da empresa, que fica no bairro Thomaz Coelho, foi cumprido um mandado de busca e apreensão.

Ao todo, estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e temporária, e busca e apreensão em várias cidades, entre as quais Araucária. A operação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Grupo Especial de Proteção ao Patrimônio Público (Gepatria) de Guarapuava, em conjunto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e com apoio da Polícia Militar.

De acordo com o Ministério Público, as investigações dão conta de que pelo menos 200 licitações em onze prefeituras do Paraná podem ter sido manipuladas pelos grupos empresariais, de modo a fixar artificialmente os preços das concorrências. Os agentes envolvidos na operação estão cumprindo seis mandados de prisão preventiva, seis mandados de prisão provisória e 36 mandados de busca e apreensão. As buscas são realizadas em escritórios do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Curitiba e em Francisco Beltrão e em empresas e residências de Araucária, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Nova Esperança do Sudoeste, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Salto do Lontra, Cafelândia e Umuarama. Dois dos mandados de prisão dirigem-se a técnicos do IAP (um em Curitiba, outro em Francisco Beltrão).

Mais informações em breve.

 

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*