Secretário se licencia do cargo para tratar câncer

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

marciosmpl
O secretário de Planejamento de Araucária, Marcio Souza Villela, será submetido na semana que vem a um transplante de medula óssea para tratar um mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue. Em razão disso, ele deve ficar afastado do cargo por quase dois meses.

Conforme o próprio secretário informou à nossa reportagem, ele foi diagnosticado com esse tipo de neoplasia em 2009 e, no ano seguinte, foi submetido a um transplante de medula. Desde então, ele estava em remissão. Recentemente, porém, a doença voltou.

Ainda de acordo com Marcio, ao contrário da leucemia, o tipo mais conhecido de câncer no sangue, o mieloma múltiplo não é tão agressivo e possibilita um tratamento com células troncos do próprio paciente. “A medula que vou receber é minha mesma e a retirei há algum tempo”, explica.

Para ser submetido ao transplante, Marcio se internou nesta quinta-feira, 18 de fevereiro. No final de semana e início da próxima, ele receberá doses de quimioterapia para destruir a medula atual, que está doente. Terminada esta etapa, ele recebe a nova medula oriunda de suas próprias células tronco.

Como o procedimento destrói o sistema imunológico da pessoa, Marcio ficará internado em ambiente estéril no próprio hospital por cerca de dezenove dias. Assim que voltar para casa, são mais duas semanas até receber alta e poder voltar ao trabalho. “A previsão é de que eu retorne em 55 dias, mas quero estar de volta em 45 dias”, afirma.

Enquanto estiver fora, a Secretaria de Planejamento será comandada pela diretora geral da pasta, Liceia Teresinha de Abreu. “Confio em nossa equipe aqui do Planejamento e tenho certeza de que eles darão conta do recado enquanto eu estiver fora”, comentou o secretário.

Compartilhar
PUBLICIDADE