Sérgio Bernardinetti deixa Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Sérgio Bernardinetti deixa Araucária

 

O juiz Sérgio Bernardinetti, responsável pela condução das operações Fim de Feira e Sinecuras, que estão investigando os mais diversos crimes de corrupção supostamente praticados na Prefeitura e na Câmara de Vereadores, deixou Araucária nesta quarta-feira, 20 de junho.

A saída abrupta do magistrado, que há dois anos, estava à frente da Vara Criminal da cidade, gerou os mais variados tipos de comentários. Houve quem dissesse, inclusive, que poderia estar havendo algum tipo de tentativa de prejudicar apuração das investigações das operações que estão desnudando o submundo da política local, tendo alcançado – até o momento – três ex-prefeitos, mais de uma dezena de vereadores e ex-parlamentares, secretários de Estado, empresários, ex-secretários municipais e até empresas conhecidas nacionalmente e que possuíam relação próxima até, vejam só, pretendentes à Presidência da República.

As teorias da conspiração se proliferam também porque Sérgio Bernardinetti está para a Fim de Feira e Sinecuras assim como Sérgio Moro está para a Lava Jato. No entanto, pelo que nossa reportagem conseguiu apurar até o momento, a saída do magistrado não teve qualquer motivação que não a normal a que os juízes estão sujeitos.

Acontece que Bernardinetti era magistrado substituto da Vara Criminal de Araucária. O titular do é Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, que está cedido cúpula diretiva do Tribunal de Justiça. Na condição de substituto ele pode ser removido a qualquer momento. O próprio magistrado, inclusive, teria manifestado há algum tempo de, caso fosse possível, ser lotado numa vara de Curitiba, mais próximo a sua casa.

Essa oportunidade teria surgido esta semana. Trata-se da 16ª Vara Cível de Curitiba. Lá, porém, ele também será juiz substituto.

Pode voltar

Existe certa expectativa, no entanto, que Bernardinetti volte a Araucária em breve, desta vez na condição de juiz titular. Acontece que Ricardo Jentzsch estaria prestes a ser promovido em definitivo para outra vara, em Curitiba, o que abriria a vaga que ele ocupava aqui na cidade. Conforme apurou nossa reportagem, há todo um procedimento quando isto acontece para que o novo titular seja escolhido. Porém, Bernardinetti, o Sérgio Moro das Araucárias, já teria dito que pretende se candidatar a vaga de juiz titular no Município.

 

 

 

 

Texto: Rafaela Carvalho / Foto: Everson Santos

Publicado na edição 1118 – 21/06/2018

Compartilhar
PUBLICIDADE