SMED afirma que fará análise minuciosa dos números do IDEB

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

No final da tarde desta segunda-feira, 8 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação (SMED) informou à reportagem de O Popular que ainda não fez uma análise minuciosa das médias obtidas pelas escolas municipais de Araucária junto ao Ideb. Preliminarmente, no entanto, os números foram considerados positivos quando considerados aos alcançados pela cidade na última edição do Índice, divulgados em 2011.

A SMED afirmou ainda que os dados analisados até agora mostram que das 34 escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) analisadas pelo Ideb, 23 mantiveram ou melhoraram seus índices. A Secretaria, porém, não fez menção ao fato de a média geral do Município ser inferior ao do Paraná. Já no caso dos anos finais (6º ao 9º ano), a Prefeitura ressaltou que a nota de Araucária foi superior a do Estado, mas não informou como foi o desempenho individual das unidades. O Município também não explicou quais seriam as razões de nossas escolas, apesar do alto custo que elas têm, terem tirado nota inferior àquela estipulada pelo Ministério da Educação para o ano de 2013.

No mais, a SMED elencou uma série de ações que vem desenvolvendo na tentativa de melhorar a qualidade do ensino nos bancos escolares de Araucária. Ressaltou, por exemplo, que só no primeiro semestre ofereceu aos professores da rede mais de 620 horas de cursos de formação continuada. Afirmou que 300 professores participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), cujo objetivo é fazer com que as crianças com até oito anos estejam alfabetizadas. Do mesmo modo, destacou iniciativas como o programa Saúde na Escola, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que tem trabalhado para diagnosticar problemas que comprometem o aprendizado das crianças e adolescentes e o Mais Educação, que oferece atividades no contraturno escolar.

Compartilhar
PUBLICIDADE