Tudo pronto pra votação. Agora é com o eleitor!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Justiça Eleitoral de Araucária concluiu na semana passada o trabalho de geração de mídias, teste e colocação dos lacres nas 323 urnas eletrônicas preparadas para as eleições de domingo, 5 de outubro. É por meio delas que os 96.418 eleitores araucarienses poderão ajudar o Brasil e o Paraná a definir quem serão seus representantes pelos próximos anos.

Na cidade, são 275 seções eleitorais, as quais estão divididas em 62 pontos de votação. As urnas eletrônicas serão levadas aos colégios eleitorais ainda nesta sexta-feira, 3 de outubro. Amanhã, os equipamentos serão testados em cada um desses locais. Tudo isso para que, no domingo, entre 8h e 17h os eleitores possam exercitar o seu direito ao voto.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Yna Honda, para que as eleições ocorram de maneira tranquila um verdadeiro batalhão de pessoas está sendo mobilizada. No dia da votação, por exemplo, serão aproximadamente 1.200 mesários espalhados pelas seções eleitorais. Há ainda outros 120 secretários de prédio, os quais são responsáveis pelos locais de votação. Para dar suporte ao pleito, a Justiça Eleitoral ainda conta com seis técnicos de informática, 25 motoristas, 14 roteiristas do Juízo Eleitoral, outros oito dos Correios, o reforço das polícias Militar e Civil, Guarda Municipal, Departamento de Trânsito e dois servidores do TRE/PR. Toda essa estrutura está sob o comando da juíza eleitoral, Maria Cristina Franco Chaves.

Votação

A chefe do Cartório orienta que no dia da eleição as pessoas levem anotado num papelzinho o nome dos candidatos em quem irá votar. A tradicional colinha, aliás, pode ser impressa no site do TSE. A ordem de votação é a seguinte: o primeiro voto é para deputado estadual, são cinco números. O segundo voto é para deputado federal. São quatro números. O terceiro voto é para senador. São três números. O quarto voto é para governador. São dois números. O quinto e último voto é para presidente. São dois números.

Candidatos

Conforme números da Justiça Eleitoral, nas eleições deste ano os paranaenses poderão escolher entre 733 candidatos a deputado estadual. Já os aptos na disputa pela Câmara Federal são 295. Os postulantes ao Senado são oito. Os candidatos a governador também são oito e a presidente são onze.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE