Home / Notícias / Política / Urnas eletrônicas serão lacradas esta semana

Urnas eletrônicas serão lacradas esta semana


Mais de 300 urnas serão preparadas para as eleições em Araucária

Mais de 300 urnas serão preparadas para as eleições em Araucária

Faltando menos de duas semanas para o eleitor exercer o seu sagrado e obrigatório direito de escolher seus representantes, a Justiça Eleitoral realiza esta semana os trabalhos de geração de mídias, carga, lacração e conferência das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 5 de outubro.

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Araucária, Yna Honda, na terça-feira, 23 de setembro, a partir das 10h, os técnicos do órgão começam a realizar a geração das mídias. Nessa fase do trabalho, são gravados em cartões de memórias os dados dos candidatos e dos eleitores aptos a votar, bem como de outros aplicativos necessários para o bom funcionamento das urnas eletrônicas. Ao todo, serão preparadas 323 urnas, incluindo aí as que efetivamente serão encaminhadas para as seções eleitorais, como aquelas de reserva, para o caso de algum equipamento pifar no dia da votação.

Já na quarta-feira, 24 de setembro, também a partir das 10h, o Cartório Eleitora da cidade inicia o procedimento de carga, lacre e conferências das urnas. Nessa etapa da preparação para a eleição, os técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dão carga em todos os equipamentos, depois eles são testados e lacrados. A partir de então, ninguém mais mexe nas urnas eletrônicas até a véspera do dia 5 de outubro, quando elas serão encaminhadas para as seções eleitorais, onde serão ligadas e testadas pela última vez antes da abertura dos locais de votação.

Ainda conforme prevê a legislação eleitoral brasileira, toda essa etapa de geração de mídias, carga, lacração e conferência das urnas pode ser acompanhada por qualquer cidadão, bastando para tanto se dirigir até o Cartório Eleitoral de Araucária, que fica na rua Francisco Dranka, 1079, no bairro Vila Nova.

Texto: Waldiclei Barboza / Foto: Everson Santos

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*