Vereador propõe criação do “Dia Rosa” em Araucária

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Câmara de Araucária aprovou na segunda-feira da semana passada, 24 de março, em segunda votação, o projeto de lei que institui na cidade o Dia Rosa. Também conhecido como o Dia da Sua Mamografia Anual, a proposta prevê que a Prefeitura passe a realizar o exame diagnóstico do câncer de mama no mês de aniversário das araucarienses.

De iniciativa do vereador Vanderlei Cabeleireiro (DEM), o projeto estipula que todas as mulheres residentes em Araucária com mais de quarenta anos seriam incluídas no Dia Rosa. “O projeto prevê que essas mulheres ganharão um cartão rosa emitido pela unidade de saúde do seu bairro. Nele constará um agendamento prévio do exame de mamografia anual que ela terá que realizar, além de outras informações básicas sobre a prevenção do câncer de mama”, explicou o edil.

Ainda segundo o Vanderlei, caso o exame aponte algum tipo de alteração a Secretaria de Saúde tomará todas as medidas cabíveis para que a paciente inicie o tratamento da doença. O projeto de lei já seguiu para a Prefeitura para sanção ou veto do prefeito Olizandro José Ferreira. Caso a opção seja a primeira, a SMSA terá noventa dias para regulamentar a proposta.

Banheiros químicos
Também na semana passada, os edis aprovaram em segunda votação um outro projeto de lei de iniciativa do vereador. Ele prevê a obrigatoriedade de colocação de banheiros químicos adaptados às necessidades de portadores de deficiência em eventos realizados na cidade.

A proposta prevê que esses banheiros adaptados nunca poderão ser disponibilizados nos eventos em porcentagem inferior a dez por cento do total dos banheiros normais, sendo que se a norma não for cumprida o organizador do evento estará sujeito à multa de R$ 2 mil.
 

Compartilhar
PUBLICIDADE