Home / Notícias / Política / Vereadores terão que prestar contas todo mês do que andam fazendo

Vereadores terão que prestar contas todo mês do que andam fazendo

Proposta foi lida na sessão plenária da última terça-feira, 22 de maio

 

A Câmara de Vereadores deve votar nas próximas semanas um projeto de resolução de iniciativa da mesa diretora da Casa obrigando todos os gabinetes a apresentarem um relatório mensal de suas atividades.

O anúncio do projeto foi feito pelo presidente da Casa, Ben Hur Custódio de Oliveira (PR) durante a sessão plenária da última terça-feira, 22 de maio. De acordo com ele, a ideia do projeto é aumentar a transparência das ações dos gabinetes, possibilitando que a população possa acompanhar a produtividade dos parlamentares.

O projeto prevê que o relatório de atividades deve ser entregue até o quinto dia útil de cada mês à Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Câmara, a qual ficará encarregada de publicar o documento no portal da transparência do Poder Legislativo.

Segundo o contido no projeto de resolução, o relatório terá que conter o número de proposições legislativas encaminhadas pelo gabinete do vereador no mês anterior; relação individual de atividades desenvolvidas por todos os assessores lotados no gabinete; e indicação dos procedimentos fiscalizatórios e legislativos realizados pelo vereador e sua equipe nos trinta dias anteriores.

Sem punição

Embora o projeto de resolução obrigue os vereadores a apresentar mensalmente o relatório de produtividade, não há no texto a previsão de quais seriam as eventuais punições que o parlamentar sofreria caso descumprisse a determinação. A expectativa agora é que isso possa ser acrescentado pela Comissão de Justiça e Redação, a quem caberá analisar a matéria antes de submetê-la ao plenário.

Ainda não há data prevista para o projeto ser levado a plenário.

 

 

Texto e foto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1114 – 24/05/2018

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*