A musicoterapia, um tratamento eficaz

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A musicoterapia é um dos tratamentos que o Centro Integrado de Fisioterapia e Equoterapia CAK oferece aos seus pacientes. Trata-se de uma terapia bastante eficaz, que tem aplicação clínica nos casos de distúrbios de conduta na infância e adolescência, geriatria, problemas mentais, dependência química, distúrbios neurológicos e até mesmo para adultos normais, que buscam um desenvolvimento pessoal.

As sessões na Clínica CAK são ministradas pelo musicoterapeuta Thomas Brenner, de Curitiba, duas vezes por semana, mediante agendamento. A vantagem desta terapia é que o paciente não precisa ter conhecimento musical prévio, pois o foco não é pedagógico, mas sim terapêutico. “Cabe ao profissional da área, que está habilitado a ensinar peças musicais, dar noções técnicas ao paciente quando necessário, para que ele consiga realizar atividades como tocar, improvisar ou compor”, explica Thomas.

O musicoterapeuta salienta que ensinar um paciente com dificuldades cognitivas a tocar uma peça musical simples, por exemplo, pode auxiliá-lo a desenvolver seu aparelho cognitivo (percepção, atenção, concentração), bem como estimular sua autoconfiança. “As experiências musicais podem fazer emergir conteúdos inconscientes reprimidos, que precisam ser expressos e elaborados e que seriam mais difíceis de vir à luz da consciência através da palavra, pois a linguagem verbal está mais sujeita a defesas psíquicas. Não é raro observar pacientes cantando canções que falam de temas delicados presentes em suas vidas, sem se dar conta do que estão cantando. Nesse caso é papel do musicoterapeuta auxiliar o paciente a perceber a manifestação desses conteúdos”, comenta.

Thomas acrescenta que a música, quando devidamente utilizada, pode ser uma ferramenta eficaz para promover saúde em diversos níveis. “A música é um meio que permite comunicação, relação, estimulação intelectual ou física, aprendizagem, mobilização e expressão de conteúdos e o alívio de tensões”, conclui.

Serviço: O Centro Integrado de Fisioterapia e Equoterapia fica na Rua Miguel Bertolino Pizzatto, nº 1360, no Jardim Iguaçu. O fone é 3607-1733. O CAK mantém convênios com o Sifar, ASPMA, Sinam, Proclin e Gama Saúde.

Compartilhar
PUBLICIDADE