Araucária realizou seu “III Seminário Municipal de Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Ao longo da última segunda-feira, 1° de abril, pais de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), profissionais da educação e da saúde e sociedade civil organizada participam do “III Seminário Municipal Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade. O evento é uma realização da Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, e ocorre no Anfiteatro da Unifacear. Araucária é referência no atendimento educacional especializado a alunos com TEA. O município conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), mantido pela Prefeitura, que atende a 155 alunos com TEA.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação Adriana de Oliveira Chaves Palmieri destacou a necessidade de os professores aprenderem sobre o Autismo todos os dias. “Nós estudamos também para levar orientações às famílias”, afirmou. Da parte da Saúde, os discursos enfatizaram a importância do cuidado ocorrer de maneira integrada (em rede) entre as mais diversas estruturas públicas.

Programação

A sequência de palestras teve início com a psicóloga Karlla Beatriz Wiezzer falando sobre a “Rede de Atenção em Saúde Mental à Criança e Adolescente”. A terapeuta ocupacional Vanessa Nogueira abordou sobre a “Atuação com Pessoas do Espectro Autista e Abordagens Utilizadas”. Durante a manhã, a programação ainda incluiu uma fala da Secretaria de Educação sobre o “Atendimento Especializado da pessoa com TEA no Município de Araucária – Realidade e Perspectivas” e a apresentação de trabalhos realizados com alunos com TEA nos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado – Área Intelectual (CMAEE-AI) Padre José Anusz e Joelma do Rocio Túlio.

No período da tarde, a fonoaudióloga Myrlei Vivian Marcengo Ançay falou sobre o “Transtorno do Espectro Autista – Estratégias para Comunicação e o Trabalho em Rede” e o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (MAEE-TGD) apresentou sobre “Práticas Inclusas com o TEA” e “Transtorno do Espectro Autista: O Caminho sendo Percorrido”. A última ação do evento foi uma Roda de Conversa sobre os “Desafios e Perspectivas Intersetoriais para pessoas com TEA – Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Sociedade Civil Organizada”.

O evento ocorre na véspera do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (02/04). De acordo com a Secretaria de Educação, o diagnóstico e intervenção precoces melhoram o prognóstico e o desenvolvimento dessas crianças com TEA tanto no aspecto pedagógico como no social. O CMAEE-TGD está localizado à Avenida Archelau de Almeida Torres, nº 1411 – Jardim Iguaçu.

Parque Cachoeira

Nesta terça-feira (02), o CMAEE-TGD promove, no Parque Cachoeira, um dia com atividades recreativas/pedagógicas com a comunidade, pais e profissionais de alunos com TEA. As ações ocorrerão das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16 horas.

Texto: Prefeitura Municipal de Araucária

 

Compartilhar
PUBLICIDADE