CMTC intensifica blitz de veículos escolares

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Desde o primeiro semestre de 2007, a CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo) vem realizando blitzes em conduções que realizam o transporte escolar no município. A intenção das operações é oferecer mais segurança aos alunos que utilizam este tipo de transporte, punindo aqueles que não atendem a legislação vigente.

Além da CMTC, ação também conta com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e das secretarias de Educação e de Finanças. “A iniciativa de criar a Blitz veio de uma solicitação do prefeito Olizandro, que assim como a CMTC, tem a preocupação de tranqüilizar os pais com a constante fiscalização dos ônibus e vans. E agora constatamos que cerca de 90% das empresas estão regularizadas”, garante o diretor presidente da CMTC, Marco Ozório.

Por sua vez, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB), considera de extrema importância esse tipo de verificação. “É necessário vistoriar a documentação das empresas e a situação em que se encontram os veículos para não oferecer risco aos nossos alunos”, diz.

Nas operações, os fiscais verificam se as empresas e os veículos do transporte escolar estão com a documentação em dia, têm cadastro junto a CMTC, possuem um laudo de inspeção veicular emitido por uma oficina mecânica ou concessionária e se as conduções contam com cintos de segurança e transitam com a placa na categoria aluguel (vermelha).

“Quanto aos motoristas verificamos se eles têm habilitação categoria D, específica para transporte de passageiros. Além disso, devem comprovar que fizeram o Curso para Transporte de Escolares, o que é mais uma garantia para os pais de que os filhos estão em boas mãos”, destaca o coordenador da Fiscalização da CMTC, Fernando Camargo.

Denúncias
Ainda segundo a CMTC, os veículos cadastrados e vistoriados pela companhia têm um selo colado no pára-brisa. “Os pais que tenham conhecimento ou desconfiem de que alguma empresa esteja fazendo transporte escolar clandestino devem entrar em contato com a CMTC e denunciar tal prática. O telefone é o 3642-3939”, pede Marco Ozório.

Em tramitação
Está tramitando na Câmara de Vereadores um novo projeto de lei que reduz o tempo de uso dos veículos escolares. Hoje, esse tipo de veículo tem uma vida útil de 15 anos.

Compartilhar
PUBLICIDADE