Cuidado com as lagartas Lonomia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Devido ao crescente número de acidentes com a lagarta Lonomia em todo o Paraná, o departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para se prevenir contra o inseto, que pode causar diversas manifestações quando em contato com a pele.

Os cuidados foram redobrados porque esta semana foi descoberto um foco da lagarta no bairro Boqueirão e os técnicos do departamento estão mobilizados à procura de eventuais locais de manifestação desses insetos, que podem causar a morte.

De acordo com informações da Vigilância, o contato com os espinhos das lagartas provoca dor em queimação seguida de vermelhidão, inchaço, calor, mal estar, cefaléia, náuseas e vômito. As manifestações hemorrágicas podem aparecer entre 8 e 72 horas após o contato, sendo as mais comuns manchas escuras pelo corpo, sangramento pelo nariz, gengivas, urina e em ferimentos recentes. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte.

Os moradores devem prestar atenção nos troncos das árvores e na grama ao redor, observar se as folhas das árvores estão roídas e se existem pupas ou fezes no chão, além de utilizar camisas de mangas longas e calças nas atividades rurais.

Os técnicos estão realizando vistorias em diversos locais para identificar possíveis focos da lagarta. Para mais informações e esclarecimentos, o telefone da Vigilância Sanitária de Araucária é o 3901-5131. Também existe o 0800-410148, que é do Centro de Controle de Envenenamentos de Curitiba.

O que fazer
Em caso de contato, os técnicos explicam que a pessoa deve procurar o Serviço de Saúde imediatamente para atendimento médico e levar algumas lagartas em frasco fechado e algumas folhas da planta para alimentação dos insetos.

É importante proteger as mãos com luvas grossas quando for feita a coleta de alguma lagarta para identificação e manuseá-las com pinças, para evitar o contato.

Compartilhar
PUBLICIDADE