Enxadrista representa o Brasil no Mundial

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Campeonato acontece na Grécia, começa nesta segunda-feira e segue até 6 de maio

O enxadrista araucariense Euclides Roberto Ferreira vai disputar o Campeonato Mundial de Xadrez Amador. O evento acontece entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no estado Halkidiki, na Grécia.

Euclides conquistou a vaga quando foi campeão no Brasileiro Amador de Xadrez, realizado no Clube de Xadrez, em Curitiba, em março. Na competição nacional, ele disputou sete partidas, ganhou seis e empatou uma, ficando com o ouro. Além dele, apenas mais um brasileiro, residente em Brasília, participará do Campeonato Mundial, dominado por Rússia e Grécia – países que têm o maior número de atletas nesta competição.

Esperança
O enxadrista embarca para a Grécia no próximo sábado, dia 26. Ele disputará nove rodadas na competição e enfrentará enxadristas de diversos lugares, sendo que o sistema de jogo no Mundial será de uma hora e 30 minutos para cada jogador, com acréscimo de 30 segundos por lance.

Euclides diz que espera ser campeão do torneio, “mesmo sabendo que os russos são favoritos devido à grande popularidade do xadrez naquele país”. Ele é um dos beneficiados da Bolsa Atleta e compete pela Prefeitura Municipal de Araucária, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).

Modalidade
O xadrez é um jogo de tabuleiro para dois jogadores. A forma atual de disputa surgiu na Europa, na segunda metade do século XV, depois de ter evoluído de origens persas e indianas. Hoje, ele é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais) e também informalmente em clubes, escolas, pela Internet e até por correspondência.

O principal diferencial do xadrez é sua complexidade. Trata-se de um jogo de estratégia e tática e que não envolve o elemento sorte. A partida é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras. No início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características, com objetivo de dar xeque-mate no adversário.

Compartilhar
PUBLICIDADE