Festa do Pierogi terá muitas atrações

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O grupo folclórico polonês Wesoly Dom promove no próximo dia 8 de novembro, a 9ª Festa do Pierogi, que acontece na Chácara do Soczek, na Avenida Archelau de Almeida Torres, 2182, no Jardim Iguaçu, próximo ao Parque Cachoeira.

O evento começa às 20 horas e contará com apresentações folclóricas do grupo japonês Wakaba Taico (tambores), Original Einigkeit (folclore alemão), Wesoly Dom (folclore polonês) e Sureño (latino americano). A animação do baile ficará por conta do grupo Renascença.

Os ingressos serão vendidos no local. Mais informações pelos fones 9623-2645 e 8809-3375.

O pierogi
O pierogi é um tipo de pastel cozido originário da Polônia. Tem a forma de um ravióli, mas em tamanho maior. É preparado à base de farinha, ovos, recheado com ricota, batatas, ou repolho, em natura ou azedo (chucrute) e carne. O pierogi pode ser servido com molhos e nata.

A palavra pierogi significa pastel em polonês. Na Rússia e na maior parte da Ucrânia, sobretudo a leste, é conhecido como “varênike”. No oeste da Ucrânia, no entanto, chamam-no perohê, que é um termo cognato de pierogi.

O pierogi é bastante conhecido em regiões do Sul do Brasil colonizadas por imigrantes poloneses e ucrania- nos do oeste (rutenos), sobretudo o interior do Paraná, onde pode ser encontrado na mesa dos milhares de descendentes de eslavos, em restaurantes típicos, e mesmo em barracas nas feiras de rua de Curitiba.

Compartilhar
PUBLICIDADE