Jovens conquistam o primeiro emprego

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Adolescente Aprendiz oferece aos alunos experiência profissional e direitos trabalhistas

Aproximadamente 150 jovens já realizaram o sonho de conquistar o primeiro emprego através do programa Adolescente Aprendiz, criado há dois anos pela Prefeitura Municipal. A iniciativa oferece a oportunidade para adquirir experiência profissional com remuneração e todos os direitos trabalhistas garantidos.

Recentemente o programa iniciou uma nova turma, com 120 alunos entre 14 e 17 anos, que farão um curso de auxiliar administrativo e produção industrial, com duração de 18 meses.

Durante a abertura do curso, realizada dia 19 de junho, no Centro de Convivência, o prefeito Olizandro Ferreira destacou a necessidade de se investir no jovem. “Esse curso é desenvolvido pelo Senai e custa R$ 2.500,00 por aluno. Sabemos da dificuldade dos jovens de conquistar o primeiro emprego, por isso disponibilizamos capacitação em uma das instituições de ensino mais reconhecidas do país”, destaca.

Olizandro acrescentou ainda o reconhecimento do programa perante as empresas. “Muitas empresas participam do programa, tanto que dos 120 alunos dessa turma, 80 já estão com o emprego garantido por pelo menos um ano e meio. Esses jovens estão no caminho da conquista e em pouco tempo terão sua independência financeira, além de colaborarem com a renda da família”.

Cumprindo a Lei
Todas as empresas precisam, por determinação da Lei 10.097/2000, ter dentre seus funcionários, 5 a 15% de jovens aprendizes. A Delegacia Regional do Trabalho faz uma vistoria nas empresas e aponta quantos jovens ela precisa contratar.

O curso é dividido em três módulos, tendo duração de seis meses cada um. Em um período do dia o aluno estuda, no outro trabalha na empresa e no terceiro período se capacita, fazendo o curso no Adolescentro Centro.

Para integrar o Adolescente Aprendiz, o cidadão precisa passar por um teste seletivo, participar de algum programa social da prefeitura, estar no mínimo na 8ª série e estudar e residir em Araucária. Mais informações pelo fone 3614-1414.

Compartilhar
PUBLICIDADE