Mercado de trabalho em alta na cidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

De janeiro de 2005 a dezembro de 2007, cresceu significativamente o número de colocações no mercado de trabalho através do Departamento de Empregabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, antigo SINE. Dados do departamento revelam que em 2007 foram 2.324 trabalhadores colocados no mercado, ou seja, 34,95% a mais que em 2006, quando foram empregados 1.722.

Se comparado com o ano anterior (2005), o crescimento fica ainda mais visível, registrando um percentual de 61,38%.

Quanto ao número de vagas disponibilizadas pelo Departamento de Empregabilidade, em 2007 foram 5.779 contra 3.432 em 2005, representando um aumento de 2.414 novos postos de trabalho, ou seja, um crescimento de 71,73%.

Esse desempenho, segundo o diretor geral da SMTE, Henrique Rodolfo Theobald, pode ser creditado aos investimentos em qualificação profissional que o município vem aplicando.

Apesar de Araucária não estar livre do problema do desemprego, já é o 27º município da região metropolitana em empregabilidade, conforme pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômico).

“Apesar destes números serem bastante promissores, ainda temos muito que investir no setor e pretendemos dinamizar a convocação dos trabalhadores. Para isso, começamos no final do ano passado, a manter contato com empresas de recursos humanos de Curitiba e da região, visando ampliar a oferta de vagas aos trabalhadores do município”, comenta Henrique.

Ele lembra ainda que através do programa Empresa Amiga do Emprego, lançado em outubro de 2006, foram criados novos incentivos para os empresários locais contratarem mão-de-obra local.

“Até o momento, cerca de 200 empresas já foram certificadas e neste ano de 2008 vamos dar continuidade a este trabalho”.

Compartilhar
PUBLICIDADE