Moradores ajudam a emporcalhar a cidade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Por que alguns moradores das ruas centrais de Araucária podem ser os culpados pela grande quantidade de lixo que é espalhada pelas calçadas? A resposta é simples: porque desrespeitam os horários da coleta de lixo feita pela Prefeitura.

Essa falta de conscientização acaba trazendo problemas aos próprios moradores, que todos os dias se deparam com uma paisagem bastante feia, com muito lixo nas calçadas e ruas. A situação fica ainda pior no início da semana, quando estabelecimentos comerciais não esperam pelo serviço de coleta para depositar nas lixeiras os resíduos acumulados no final de semana.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Divanir Café Ribeiro, a prefeitura constantemente envia equipes para orientar principalmente os proprietários de estabelecimentos comerciais sobre os dias e horários corretos para deixar o lixo na rua.

“Por mais que tentemos conscientizar a população, algumas pessoas ainda insistem em desobedecer aos horários da coleta coletiva, o que acaba prejudicando tanto moradores quanto pedestres, além de contribuir para a propagação de doenças”, destaca Café.

A equipe da SMMA explica que o ideal é armazenar o lixo em locais adequados, tanto nas residências quanto em estabelecimentos comerciais, até o dia e horário da coleta da prefeitura.

“As pessoas precisam entender que são responsáveis pelo seu lixo e basta saber acondicioná-lo em casa até o dia e horário da coleta seletiva. Caso contrário, os cachorros podem arrebentar as sacolas e pode ocorrer a proliferação de ratos e baratas”, complementa a integrante do Departamento de Educação Ambiental da SMMA, Fabienne Charvet Inckot.

Para Acir Russi, que mora há 42 anos no centro de Araucária, a preocupação é com a saúde da sua família. “Estamos sendo prejudicados porque esse lixo acumulado nas calçadas está trazendo ratos e baratas para dentro da minha casa”, diz. Ele conta que não só os estabelecimentos comerciais depositam resíduos na calçada, mas também moradores até de outros bairros que querem se livrar do lixo e escolhem a rua de sua casa, que não é muito movimentada, para jogar os rejeitos.

Manifestação
Descontentes com o problema do lixo no centro de Araucária, professores e alunos da Escola Estadual Dias da Rocha percorrerão as ruas centrais da cidade na próxima segunda-feira, dia 7.
A visita será um manifesto contra a atitude de quem deposita os resíduos nas ruas, além de servir como tema para um trabalho sobre conscientização ambiental.

Compartilhar
PUBLICIDADE