O tão aguardado Hospital Municipal está pronto

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Depois de quase dois anos de espera, o tão falado e aguardado Hospital Municipal de Araucária está pronto. A obra, que muitos duvidaram que terminaria, foi concluída nos últimos dias. No local foram investidos pelo Município quase R$ 15 milhões.

Nas próximas semanas devem começar a ser instalados os equipamentos, que já foram comprados e estão vindo de várias partes do país e do mundo e consumiram recursos da ordem de mais de R$ 7 milhões. A mobília que equipará o Hospital também já foi comprada e está sendo produzida por uma empresa do próprio município, que venceu a licitação promovida pelo Governo do Estado, que doou os móveis que equiparão a Casa de Saúde.

Em outra frente, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio de outros setores da prefeitura trabalha na escolha da Organização Social (OS) que administrará o hospital. A lei que permite a contratação deste tipo de organização já foi aprovada na Câmara e regulamentada através de decreto municipal.

Em breve deve ser aberto o edital de propostas para que as OS interessadas em gerir o hospital façam as suas propostas de trabalho. Terminada esta etapa, a prefeitura fará a escolha da vencedora, o que deve ocorrer até o final de maio.

Depois disto, segundo expectativas da SMSA, serão necessários cerca de trinta dias para que o hospital abra suas portas para o público. A previsão é que isto aconteça até dia 30 de junho. “Um hospital não é como um supermercado que já começa a funcionar com 100% de sua capacidade.

É preciso que cumpramos algumas etapas, até para que os serviços oferecidos sejam testados e avaliados. Além disso, será preciso contratar pessoal e treinar estes funcionários. Só vamos operar com a capacidade máxima do hospital cerca de 120 dias depois de iniciarmos o atendimento”, explica o diretor geral da Secretaria de Saúde, Wilson Mendes Ramos.

Quando estiver operando com 100% de sua capacidade, o novo hospital deve empregar cercar de 450 pessoas.

Povão pode conhecer o hospital por dentro

Aqueles que tiverem curiosidade em conhecer as dependências do novo Hospital Municipal podem entrar em contato com a prefeitura de Araucária, através do telefone 3614-1485 e reservar um lugar no ônibus “Caminhos da Transformação”, que leva os passageiros para fazer um tour pelas principais obras da atual gestão, entre elas uma visita orientada às dependências do hospital.

No início da noite da última quinta-feira, dia 17, por exemplo, um grupo de funcionários da prefeitura foi conhecer o hospital. Ciceroneados pelo diretor geral da Secretaria de Saúde, Wilson Mendes Ramos, os servidores visitaram todas as alas do local e ficaram sabendo um pouco melhor como vai funcionar o atendimento no hospital, depois que ele abrir as portas ao público.

Compartilhar
PUBLICIDADE