Oficiais vão atuar no controle de animais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Três funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária receberam capacitação para exercer atividades no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, através do curso de FOCA – Formação de Oficiais de Controle Animal.

As aulas foram realizadas no período de 13 a 17 de outubro em Guarulhos (SP) e o objetivo foi capacitar os profissionais para o manejo adequado de cães e gatos durante as atividades de captura, remoção, transporte, desembarque e internação nos CCZ, visando diminuir os riscos à saúde dos funcionários, o bem-estar do animal e a melhoria da imagem desses órgãos junto à comunidade.

“O Oficial de Controle Animal é antes de tudo um educador especializado em manejo e comportamento animal e sua missão não se restringe somente ao recolhimento de animais”, explica o coordenador do CCZ de Araucária, Antonio Pestana. Ele destaca que o oficial deve ter o envolvimento da comunidade, trabalhar a relação homem-animal, saber o elo entre a violência humana e a crueldade contra o animal e desenvolver uma educação humanitária (respeito a todas as formas de vida), principalmente à comunidade e aos animais.

Os funcionários Wagner Silvério da Silva, Jacqueline Martins e Osmair José Kava discutiram no curso temas sobre o controle animal, comportamento, educação, comunicação corporal e manejo animal, programas de controle de população de cães e gatos, técnicas para captura e imobilização, assim como apresentação dos equipamentos apropriados. “Foi discutida ainda a importância em manejar bem o animal, garantindo a segurança da equipe, da população e do próprio animal, facilitando sua socialização posterior”, comentam os novos oficiais.

Pestana salienta que, “com uma profissão tão importante, porém difícil e perigosa, os oficiais de Controle Animal saíram motivados, carregando, além do canudo com o certificado e o distintivo no uniforme novo, ganho por terem finalizado o curso, a certeza de que podem e devem fazer melhor”.

Compartilhar
PUBLICIDADE