População com medo da febre amarela

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

As recentes notícias veiculadas na imprensa sobre os casos de febre amarela registrados no Brasil, deixaram os araucarienses preocupados com a doença. Nos últimos dias, eles começaram a procurar as unidades de saúde do município para buscar informações e tomar a vacina.

De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, a procura entre as pessoas que vão viajar e mesmo entre aquelas que permanecerão na cidade, aumentou consideravelmente. A vacina contra febre amarela está sendo aplicada em todas as unidades de saúde do município.

Apesar do Paraná não apresentar nenhum caso da doença desde 1942, a região Oeste do Estado é uma área considerada de transição, isto é, há circulação de primatas não-humanos (macacos) que podem ser hospedeiros da doença.

“É um alerta para que as pessoas tomem consciência da importância da vacinação. A principal arma contra a febre amarela é a vacinação prévia.

Para as pessoas que irão viajar para locais de risco a vacinação deve ser no mínimo 10 dias antes”, disse o secretário estadual da Saúde, Gilberto Martin.

As áreas que o Ministério da Saúde determinou como sendo de risco são os Estados que compõem a Região Norte e Centro-Oeste do país, Maranhão e Minas Gerais. Além do oeste de Piauí, São Paulo e Santa Catarina e as regiões sul da Bahia e Espírito Santo.

Imunização
A vacinação contra a febre amarela é feita após os nove meses de idade e deve ser renovada a cada 10 anos.

Todos os postos de saúde do Estado dispõem da vacina para a população durante o ano todo. Não há efeitos colaterais para a aplicação, embora algumas pessoas apresentem sintomas como dor local, febre e dor de cabeça.

Os sintomas iniciam-se de maneira súbita, com febre alta, dor de cabeça, dores musculares, náuseas e vômitos. Geralmente no terceiro ou quarto dia, há uma melhora geral e a febre desaparece.

Em alguns casos, os sintomas podem evoluir para a forma grave, voltando a apresentar febre, diarréia e vômitos. A pele fica amarela e aparecem hemorragias nas gengivas e narinas.

Os rins deixam de funcionar e nesse estágio o doente pode apresentar confusão mental, evoluir para o coma e chegar à morte.

Compartilhar
PUBLICIDADE