Sanepar e Repar discutem uso da água do Rio Verde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Pesquisadores, técnicos e acadêmicos discutiram esta semana sobre o uso sustentável do Rio Verde, no qual foi construída a barragem que fornece água para a Repar, unidade da Petrobras em Araucária. A Sanepar – que de acordo com o que prevê a legislação brasileira defende que a prioridade de uso da água é para o abastecimento público – também participou das discussões do 1º Seminário sobre Eutrofização no Reservatório Rio Verde, promovido pela Petrobras.

Uma das propostas é desenvolver no Rio Verde projetos interdisciplinares de pesquisa, a exemplo do que a Sanepar realizou na Bacia do Iraí. Os resultados daquelas pesquisas contribuíram para reduzir significativamente a floração de algas, que comprometiam a qualidade da água a ser tratada. A rede de pesquisa tem sido reconhecida pela comunidade científica como modelo para o desenvolvimento e sustentabilidade.

Na abertura do Seminário, que contou com a presença do presidente geral da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, João Adolfo Oderich, a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, enfatizou que a política socioambiental da Sanepar é pautada pelo desenvolvimento sustentável. “Somos a favor de projetos de expansão das empresas, porém há que se considerar, sempre, que a água disponível deve, prioritariamente, atender as necessidades da população. Hoje, 60 mil pessoas dependem da água do Rio Verde para matar a sede.”

Segundo ela, a Sanepar e a Petrobras são as melhores empresas do país em seus setores e saberão encontrar a eqüidade e sustentabilidade para a melhor utilização da água do Rio Verde.

Pesquisas
Durante o seminário foram integradas as diferentes atividades de pesquisa no Rio Verde. Entre os estudos previstos estão: Mata Ciliar e Cobertura Florestal, Atividades Agropecuárias, Educação Ambiental, Dinâmica de Nutrientes e Qualidade da Água, Meio Físico, Cianobactérias, Tratamento da Água, Zooplâncton, entre outras. São mais de 20 projetos em 11 subcategorais.

A eutrofização é comum em águas armazenadas em barragens e é responsável pelo aparecimento de algas. Esse fenômeno é cada vez mais freqüente. O aumento da concentração de nutrientes na água, causado tanto por atividades rurais como urbanas, desencadeia o crescimento desordenado de algas.

Compartilhar
PUBLICIDADE