Tudo pronto para a 5ª Festa do Peixe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Evento será durante a Semana Santa e o visitante pode escolher o peixe vivo nos tonéis

Para manter a tradição de comer peixe durante a Semana Santa e também comercializar a produção dos piscicultores de Araucária, a Prefeitura do município promove todos os anos a já conhecida Festa do Peixe Vivo. A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), responsável pela realização do evento, já se prepara para a 5ª edição da festa, que acontecerá nos dias 4 e 5 de abril, no Parque Cachoeira.

“Além de ter 37 barracas de peixe fresco à disposição, direto do piscicultor, o consumidor poderá participar do Concurso de Culinária e saborear deliciosos pratos à base de peixe, na praça de alimentação”, adianta o secretário de Agricultura de Araucária, João Batista Marinho.

Marinho lembrou ainda que a festa terá 12 barracas de limpeza de peixe montadas pela APMI – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, onde estarão trabalhando mulheres carentes selecionadas pela entidade. O evento contará também com barracas de artesanato, flores e produtos agroindustriais, além de recreação infantil.

Este ano a expectativa dos organizadores é comercializar 23 toneladas de peixe de água doce. Estarão à disposição as seguintes espécies: carpa, tilápia, bagre, lambari, traíra, jundiá, cará e pacu.

Concurso
Devido ao sucesso da edição anterior, a SMAG repetirá este ano o Concurso de Pratos à Base de Peixe. Para participar do concurso, o interessado deve residir em Araucária e ter idade mínima de 16 anos. Só serão aceitas receitas preparadas com as espécies de peixe de água doce criadas nos pesque-pagues do município.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março de 2007, na sede da SMAG, na rua Júlio Szymanski, 72, Centro. É necessário levar as seguintes fotocópias: RG, CPF, comprovante de residência e a receita que irá concorrer. A receita deverá ser criada pelo participante e, em caso de plágio, o concorrente será desclassificado do concurso. Os três jurados ligados à área de gastronomia e nutrição avaliarão a apresentação do prato, o sabor e a criatividade.

O julgamento dos pratos será no dia 5 de abril, às 18 horas, na Praça de Alimentação da festa. O 1° lugar ganhará uma fritadeira elétrica, o 2º lugar um fogão industrial de duas bocas e o 3º lugar uma estufa de alimentos.

Serviço: A 5ª Festa do Peixe Vivo acontece dias 4 e 5 de abril, das 8h às 22h, no Parque Cachoeira, que fica na Rua Ceará, 65, Jardim Iguaçu. A entrada é franca.

Compartilhar
PUBLICIDADE