Desvio de septo e hipertrofia de cornetos (carne esponjosa) | O Popular do Paraná
Home / Colunas / Coluna do IMA / Desvio de septo e hipertrofia de cornetos (carne esponjosa)

Desvio de septo e hipertrofia de cornetos (carne esponjosa)

1) O que é e o que causa?

As duas narinas são divididas ao meio por uma estrutura chamada septo nasal. Em cada lado do nariz existem duas “bolas” chamada cornetos nasais. Alterações no septo nasal com desvio para um dos lados e o aumento dos cornetos nasais são a causa mais comum de obstrução nasal no adulto. As causas principais de desvio de septo são: desvio desde o nascimento, pequenos traumas nasais durante a infância que podem alterar a estrutura de crescimento do nariz e ocasionar desvio de septo ou literalmente uma fratura no nariz. Já a causa principal de hipertrofia de cornetos é a rinite alérgica, porém podem existir pacientes não alérgicos com esta alteração.

2) Existe tratamento com remédios?

O septo com desvio não volta ao normal com remédios, somente com cirurgia. O que pode ser feito tratamento clínico é para a hipertrofia de cornetos. Geralmente são usados sprays nasais por longos períodos. Remédios que são totalmente contra-indicados por uso prolongado são os descongestionantes nasais (aqueles que você pinga e desentope na hora).

3) Quando a cirurgia do nariz é indicada?

Paciente que usa spray nasal por um tempo de 1 a 2 meses e mesmo assim persiste a obstrução nasal, em geral indica-se a cirurgia tanto de desvio de septo quanto de hipertrofia de cornetos (popular carne esponjosa). A maioria dos pacientes tem uma combinação destas alterações. A cirurgia chama-se Septoplastia + Turbinectomia.

4) Quais os benefícios da cirurgia?

O nariz é o centro da face. Se o nariz não funciona bem, também ficarão prejudicados os ouvidos, garganta, pulmões e seios da face. Dormir de boca aberta gasta muita energia, pois é uma respiração ativa. Então energia que poderia estar acumulando para o dia seguinte gasta só na respiração. Por isso, é comum paciente que dorme de boca aberta acordar cansado, com a garganta irritada. Com a cirurgia a qualidade do sono melhora, assim como a disposição no dia-dia, e o rendimento em exercícios físicos. Até a rinite alérgica pode diminuir os sintomas e ser mais fácil controlá-la, porém é importante lembrar que a cirurgia não cura a rinite, mas sim diminui, e melhora bem um dos sintomas que é a obstrução nasal. Muitas vezes melhora o ronco também com a cirurgia.

5) A cirurgia é complicada? Ainda usa-se tampão nasal após a cirurgia?

Faz alguns anos que não usamos mais tampão no nariz. Com isso a cirurgia passa a ser extremamente simples. Tudo pelo nariz, sem nenhum corte externo. A cirurgia é realizada com anestesia local + sedação e tem duração de aproximadamente meia hora. Três horas após a cirurgia já recebe alta. Fica de 1 a 4 dias afastado do trabalho. A gente rea­liza a cirurgia no Hospital IPO, na Água Verde em Curitiba.

6) Carne esponjosa e desvio de septo voltam?

Desvio de septo uma vez corrigido não volta mais. A rinite alérgica é um dos estímulos para o corneto nasal crescer, então devemos fazer um bom tratamento de rinite se precisar após a cirurgia, para minimizar a possibilidade de voltar a hipertrofia. Assim, é uma minoria que volta, mas há possibilidade sim.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br.

Sobre Redação

Redação

18 comentários

  1. quanto custa a cirurgia do desvio de septo e carne esponjosa?

  2. Bom dia, os remédios que Eu estou tomando não estão surtindo efeito. A partir de quando Eu devo fazer a cirurgia de cornetos. E também quanto custa em média uma cirurgia dessa?

  3. Tenho o mesmo problema que o Airton Carneiro.(corretos lingos)
    Trato há muitos anos e de nada adianta. Acordo várias vezes durante a noite, com secreção na garganta que me impede de respirar. Tenho sono agitado e de péssima qualidade.
    Como resolver?

  4. A tres anos meu filho fez a cirurgia e agora voltou de novo na narina direita, é normal voltar tem que operar novamente?

  5. Bom dia! Meu filho tem 4 anos e tem desvio de septo,a noite ele não dorme se asustando e mastigando muito como se tivesse comendo algo,ele tem um grande desconforto na região facial,como corceira na garganta e nos olhos isso só acontece quando ele dorme a noite alguém pode me ajudar?

  6. Quanto custa uma cirurgia de desvio de septo e retirada da carne esponjosa?

  7. Silvana Batista do Nascimento

    Gostaria de saber o que devo fazer meu filho tem problema de respiração levei ele ao otorrinolaringologista e fiz a nasofibroscopia que deu laudo observo hipertrofia adenoideana e dos cornetos nasais inferiores o médico passou uma medicação e o menino melhorou gostaria de saber se é necessário cirurgia?

  8. Fiz a cirurgia a uns 5 meses, porém o medico resolveu só corrigir o desvio, os cornetos ele achou que não havia necessidade pois na hora da cirurgia ele diminuiu, resultado: eu vivo com ele inchado e mal consigo respirar, não adiantou em nada a cirurgia.

  9. Boa tarde,eu a muito tempo sinto tipo uma secura na garganta,sensação estranha ,algo que liga ao nariz na parte interior do nariz lá bem atrás,saliva escorregadia,quando como alivia mas volta logo ,por favor já estou cansada de ir a médicos e não consigo resolver ,peço a vossa encarecida ajuda por favor ,
    Alice Olival

  10. Meu nome e Elisangela sinto um desconforto danado entre o nariz e a garganta na verdade acho que e na laringe fica so parecendo que esta irritada meus cornetos do nariz estao bem inchados sinto muita falta de ar,quando deito entopi tudo .o que fazer,fui no otorrino ele me deu um remedio que se chama budisonida pinguei por mais de 2 meses e os cornetos ainda ficaram enchados o que devo fazer

  11. Tenho rinite hipertrófica, já fui operada ao nariz, mas continuo igual. Tenho muita comichão no rosto, é normal ou não.
    Será que há vacinas, para esta doença ou não.
    Será cancro no rosto ou não.
    Agradecia resposta

    O meu muito obrigada

  12. Eu já sofro dessa doença a mais de 6 anos, já perdi o olfato, na última vez que fiz um exame deu que que estava atrofiado, isso faz anos, uso remédio pra aliviar o entupimento, porque eu não respiro direito mais, tenho que usar congestionante e ta piorando, pois um vidro de remédio eu estou usando em dois dias, gostaria de saber se a cirurgia e a mesma?

  13. Quanto custa a cirurgia pra corrigir o septo e retirada de uma das partes do corneto?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*