Gastrites e o H. Pylori

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

1. O que é a gastrite?

Gastrite é uma inflamação do revestimento interno do estômago. O estômago produz ácidos para digestão dos alimentos, mas também dispõe de mecanismos de proteção à sua mucosa decorrente da possível agressão destes àcidos produzidos. Quando há um desequilíbrio entre a produção do ácido e a proteção do estômago, surgem as gastrites (inflamações) e até as úlceras (feridas).

2. Quais os sintomas de quem tem gastrite?

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo basicamente a sensação de dificuldade de digestão. Mas os sintomas mais comuns são dor tipo queimação na “boca do estômago”, náuseas e estufamento. É importante salientar que os sintomas não são iguais em todas as pessoas, assim como a intensidade dos mesmos. Estes sintomas ainda podem fazer parte do quadro de outras doenças, (dispepsia, úlceras, intolerância alimentar, problemas de fígado e vesícula, etc…), sendo importante a avaliação de seu médico, para estabelecer um diagnóstico correto.

3. Quais são as causas da gastrite?

A gastrite crônica é causada principalmente por uma bactéria (Helicobacter Pylori). Mas a gastrite pode ser causada tambem, devido ao uso de medicamentos (principalmente anti-inflamatórios), períodos de grande stress, doenças que produzem grande quantidade de ácidos no estômago, e também pode haver uma tendência hereditária

4. Como nos contaminamos com o H. Pylori?

O H. Pylori, é adquirido principalmente por ingesta de alimentos e àgua contaminados, na maioria das vezes ainda na infância, mas podemos também ser contaminados na idade adulta. Nos países subdesenvolvidos a percentagem da população infectada é bem maior do que nos países desenvolvidos, em decorrência das condições sócio econômicas (saneamento básico, condições de moradia, hábitos de higiene, etc…)

5. O H. Pylori causa câncer no estômago?

Hoje está bem estabelecido que o H. Pylori pode causar gastrites e úlceras gástricas e duodenais. Não há estudos conclusivos sobre a participação de forma direta do H. Pylori no surgimento do câncer gástrico, porém, acredita-se que na presença do H. Pylori, a mucosa gástrica, sofra alterações que predisponham o aparecimento do câncer. De qualquer forma, é importante tratar o H. Pylori, principalmente nos pacientes que tenham casos de câncer de estômago na família.

5. Como saber se temos gastrite e esta bactéria?

Através dos sintomas e exame físico o médico poderá levantar a hipótese de casos de gastrite. Para confirmar este diagnóstico é necessário realizar o exame de endoscopia, quando poderá ser feito uma biópsia que após análise confirma-se se o paciente é portador do H. Pylori, ou não.

6. Como é feito o tratamento da gastrite?

Nos portadores do H. Pylori, devemos tratar esta bactéria, com uma associação de antibióticos. Nos casos de gastrite aguda, devemos afastar a causa, por exemplo evitar algum medicamento ou alimento que possa estar agredindo o estômago e usar medicamentos que bloqueiam a produção de ácidos do estômago, ou que protejam a mucosa destes agentes agressores. Pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos que causam gastrite, às vezes necessitam usar medicamentos que protejam o estômago.

7. Existe uma dieta? Como prevenir?

Não existe uma dieta específica, mas o próprio paciente deve evitar os alimentos que perceba que o prejudicam. Em geral bebidas alcoólicas (principalmente destilados), o café, o fumo, o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, devem ser evitados. Como prevenção devemos ter uma alimentação saudável, com bons hábitos de higiene, evitar ficar longos períodos sem se alimentar, evitar uso de medicamentos sem orientação médica, lembrando que a ansiedade e o stress, também podem afetar a sua digestão, e agravar os casos de gastrite.

Dr. Janiro Zattoni G. Barbosa
Gastroenterologista – CRM 9917

Compartilhar
PUBLICIDADE