Home / Colunas / Coluna do IMA / HEMORRÓIDAS: O que você precisa saber

HEMORRÓIDAS: O que você precisa saber


O que é a Hemorróida?

Todas as pessoas têm um complexo de veias na região anal, que servem para drenar o sangue da região, e também para adaptar o canal anal à passagem das fezes, bem como auxiliar no fechamento do canal anal no intuito de prevenir o vazamento de fezes. Quando ocorre a dilatação destas veias, elas são chamadas de hemorroidas (que são varizes, iguais as que aparecem nas pernas). As hemorroidas podem ser internas ou externas, sendo que as externas podem ser visíveis a olho nu ou tocadas durante a higiene. Não se sinta constrangido em procurar tratamento, pois a hemorróida é um problema bastante comum, aumentando o número de casos com a idade (cerca de 50% das pessoas acima de 50 anos terão hemorroidas).

O que é que causa a Hemorróida?

Não apresenta uma causa única definida, mas sim vários fatores que podem contribuir com o surgimento de hemorróidas: Tendência genética, aumento da idade, obesidade, gravidez, esforço físico repetitivo, tosse crônica, obstipação intestinal e uso de condimentos, todos estes fatores parecem aumentar o risco do aparecimento ou agravamento das hemórroidas.

Quais os sintomas da Hemorróida?

Nem todas as pessoas que têm hemorróidas apresentam sintomas, mas os mais comuns são: a – sangramento vivo após evacuação, como gotejamento no vaso ou sangue observado no papel higiênico; b – ardência ou prurido (Coceira) anal; c – prolapso de hemorróida (percebe-se uma saliência após evacuação), que pode reduzir ou permanecer constante; d – dor anal, só ocorre nos casos de hemorróidas externas com processo inflamatório associado, com formação de flebite ou trombose, também pode ocorrer nos casos de fissuras anais associadas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento depende de cada caso, sendo que, na grande maioria das vezes o tratamento é clínico, associando medicamentos e orientações higiênico-dietéticas. Existem procedimentos pouco invasivos, como ligadura elástica ou injeção esclerosante, que podem ser usadas nos casos de hemorróidas internas. O tratamento cirúrgico fica reservado para os casos mais complexos, como nas hemorróidas de maior tamanho e/ou persistência dos sintomas. Os casos de indicação cirúrgica devem ser bem avaliados, e discutido qual o melhor procedimento, com seu médico especialista (Proctologista).

CUIDADOS PARA PREVENIR E TRATAR HEMORRÓIDAS:

– Evite alimentos que possam “prender” o intestino como massas, doces, carne vermelha. – Procure ingesta de alimentos ricos em fibras (frutas, verduras e alimentos integrais) – Tome bastante líquido, podendo ser em forma de água, chás, sucos (pelo menos 2 litros/dia). Evite condimentos fortes(Pimenta) e bebida alcoólica – Pratique atividade física regularmente. Evite ficar muito tempo sentado, faça uma pausa para caminhada ou mudança de posição. – Respeite a necessidade de evacuar, sempre que possível. Evite evacuações demoradas, com leituras no banheiro, pois facilitam a dilatação das hemórroidas. – Evite o uso de papel higiênico, se possível evacuar antes do banho. O papel higiênico pode irritar e traumatizar, agravando os sintomas.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br

 

 

Publicado na edição 1101 – 22/02/2018

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*