Novembro Azul | O Popular do Paraná
Home / Colunas / Coluna do IMA / Novembro Azul

Novembro Azul

O Câncer de próstata é o tumor maligno mais comum nos homens acima dos 50 anos, e em pleno século XXI ainda existe um preconceito que deve ser vencido, pois o diagnóstico precoce leva a cura e este só pode ser feito com uma consulta ao seu médico e realização de exames preventivos.

1. O que é a Próstata?

A próstata é uma glândula localizada na região pélvica adjacente a bexiga, cuja função é a produção de 95% do conteúdo seminal.

2. Quais as doenças mais importantes da Próstata?

A próstata pode ser acometida de processos infecciosos que chamamos de prostatite, cuja causa pode ser viral ou bacteriana. O crescimento benigno do envelhecimento que denominamos de hiperplasia benigna da próstata e finalmente o Câncer de próstata.

3. A partir de que idade devemos fazer exames para prevenir o Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no homem a partir dos 50 anos. Recomenda-se o exame anual a partir dos 45 anos.

4. Somente o exame de Sangue (PSA), é suficiente?

O diagnóstico do câncer de próstata pode ser feito através de 4 exames: o exame físico, o ultra- som, o exame laboratorial (PSA) e por fim a biópsia trans-retal. Portanto o exame de sangue (PSA) somente, pode não ser suficiente numa investigação.

5. Existe uma tendência hereditária para o Câncer de Próstata? Pode ocorrer em Jovens?

5 a 10% dos diagnósticos de câncer de próstata são hereditários. Um homem com história de um familiar próximo (pai ou irmão) com câncer de próstata tem 2 vezes mais chances de desenvolve-lo que outro homem sem parentes com a doença. Descendentes de negros, também tem maior risco a desenvolver o câncer de próstata.

O câncer de próstata raramente ocorre em indivíduos com menos de 40 anos.

6. Quais medidas preventivas podemos adotar?

A dieta pobre em gordura animal e frituras, pode diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata. Existem fortes evidências que a dieta rica em licopeno, presente no tomate e outras frutas vermelhas também diminui a chance do desenvolvimento do câncer de próstata. Assim como o consumo de 12 xícaras de café por dia pode proteger o indivíduo da doença. Atividade física regular também é importante na prevenção do câncer de próstata.

7. Qual o tratamento para o Câncer de próstata?

Existem várias opções de tratamento do câncer de próstata dependendo principalmente do estágio da doença e da idade do paciente. O tratamento com medicamentos como quimioterapia ou bloqueadores hormonais geralmente são oferecidos a pacientes com doença avançada ou para indivíduos com mais de 80 anos. O tratamento cirúrgico (cirurgia convencional ou laparoscópica) e a radioterapia (conformacional ou braquiterapia) são oferecidos em geral, para pacientes com doença localizada e pacientes mais jovens.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br
Facebook.com/institutodemedicinadearaucaria

Sobre Redação

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de email não será publicado. Os campos requiridos são marcados com *

*