Transtorno de ansiedade

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A ansiedade, como sabemos, faz parte da vida do ser humano. É natural que todos nós tenhamos momentos de maior preocupação quando estamos diante de situações estressantes, porém deixa de ser algo normal e passa a ser patológica quando a preocupação é constante e não está ligada a nenhum motivo aparentemente real.

O TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), é um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva” persistente e de difícil controle, que perdura por pelo menos seis meses e vem acompanhado por vários sintomas.

Ao contrário de uma fobia, que o medo está ligado a alguma coisa ou situação específica, o TAG não tem um agente estressor específico. Essa ansiedade é menos intensa do que num ataque de pânico, mas muito mais duradoura, e torna a vida da pessoa muito difícil, já que ela fica num estado de alerta constante. Causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.

A pessoa que sofre de transtorno de ansiedade generalizada pode preocupar-se com as mesmas coisas que as outras pessoas. Questões de saúde, dinheiro, problemas familiares ou dificuldades no trabalho. Mas essas preocupações são elevadas a um nível estratosférico. Por exemplo, depois de assistir a uma reportagem sobre um atentado terrorista ocorrido em um país distante, a pessoa comum pode sentir uma sensação temporária de desconforto e preocupação. No entanto, quem sofre com transtorno de ansiedade generalizada, provavelmente, vai continuar preocupado durante vários dias e “fantasiar” sobre a possibilidade de um cenário idêntico no local onde vive. Se o telefone toca ou se liga para alguém e não é imediatamente atendido, imagina que algo grave possa ter acontecido. “Está ficando tarde, ele já deveria ter chegado! Deve ter acontecido um acidente!“ “Eu não consigo dormir, só sinto medo… e não sei porquê!” Às vezes, apenas o pensamento de ter que esperar que o dia passe produz ansiedade.

Nem todas as pessoas que têm transtorno de ansiedade generalizada possuem os mesmos sintomas, mas a maioria pode experimentar uma combinação de um número de sintomas emocionais, comportamentais e físicos.

Sintomas emocionais de transtorno de ansiedade generalizada:

* preocupações constantes;
* sente-se como se a sua ansiedade fosse incontrolável, não há nada que possa fazer para parar de preocupar-se;
* incapacidade de tolerar a incerteza; tem uma necessidade enorme de saber o que vai acontecer no futuro;
* sentimento generalizado de apreensão ou temor

Sintomas comportamentais de transtorno de ansiedade generalizada:

* incapacidade de relaxar, desfrutar de momentos de quietude, ou ser ele próprio;
* dificuldade de concentração;
* dificuldade em expressar-se, porque sente-se oprimido;
* evita situações que fazem sentir-se ansioso;
* perturbações do sono, como insônia, dificuldade para adormecer, acordar no meio da noite.

Sintomas físicos do transtorno de ansiedade generalizada:

* taquicardia;
* sudorese;
* cólicas abdominais;
* náuseas;
* arrepios;
* dores musculares;
* tremores;
* ondas de calor ou calafrios;
* adormecimentos;
* sensação de asfixia;
* nó na garganta ou dificuldade para engolir;
* grande cansaço ou esgotamento.

Grupo de Risco

As mulheres são duas vezes mais acometidas pela ansiedade generalizada do que os homens, sendo também o tipo de transtorno de ansiedade mais frequente. As mulheres abaixo de 20 anos são as mais acometidas, podendo, contudo, começar desde a infância, ou pelo contrário, em idades mais avançadas, apesar de a idade avançada diminuir as chances do surgimento de transtornos de ansiedade.

Não permaneçam em sofrimento. O tratamento é muito eficaz. Busque ajuda especializada.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br

Compartilhar
PUBLICIDADE