Uma justa homenagem aos líderes dos CONSEG

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Assembleia Legislativa realizou na última segunda-feira, 02, a primeira sessão solene de comemoração no Paraná do Dia Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), que foi instituído por proposição minha aprovada na Assembleia Legislativa em novembro do ano passado. Em 18 de dezembro, a Lei sancionada pelo governador Beto Richa foi publicada em Diário Oficial, consagrando a efeméride do dia 2 de Abril.

A cerimônia contou com a presença de dezenas de autoridades e dirigentes de CONSEG da RMC, Litoral e interior do estado. A data comemorativa foi criada para valorizar e destacar a atuação das pessoas que hoje mobilizam a comunidade em torno da causa da segurança pública. São lideranças que trabalham, voluntariamente, para que a sociedade tenha efetiva participação tanto na formulação, como na fiscalização das políticas públicas voltadas para o setor.

Os CONSEG funcionam como uma ponte entre a população e as autoridades. E, como atuei durante quase 30 anos como delegado de polícia, participei de diversos CONSEG tendo apadrinhado alguns deles. Por isso, minha ligação fraterna com essas pessoas vem de longe e tem se consolidado agora que estou cumprindo mandato como deputado estadual.

Na solenidade da segunda-feira, tive a oportunidade de homenagear 30 presidentes de CONSEG com Certificados de Menção Honrosa. Outros tantos também foram convidados, mas infelizmente não puderam comparecer. De todo modo, eles receberão seus Certificados ao longo das próximas semanas.

O Paraná historicamente é pioneiro na formação de lideranças voltadas para questões comunitárias da segurança pública. Tanto isso é verdade que o primeiro CONSEG do país foi fundado em Londrina no dia 2 de abril 1982. Por isso, ao propor o projeto de Lei, estabeleci essa data para marcar o Dia Estadual dos CONSEG.

Mas é bom lembrar que os moradores de Maringá também são tidos como pioneiros na criação dos CONSEG. Nesse município, o órgão foi fundado em 1983. Desde então, essa mobilização das comunidades não para de crescer em todo o país. Os CONSEG são hoje importantes instrumentos para a construção de uma sociedade participativa e pró-ativa na resolução de seus problemas e definição dos seus rumos.

Na sessão solene, também homenageei com Certificado de Menção Honrosa o advogado criminalista Luiz Claudio Dalledone pela sua atuação em defesa de membros das forças policiais. Entre outras autoridades, o evento contou com a participação do Tenente-Coronel Vanderley Rothemburg, representando a PM-PR; Otávio Augusto Trevisan Cordeiro, Coordenador-Geral dos CONSEG/SESP; Carlos Celso dos Santos Júnior, superintendente da Secretaria de Defesa Social de Curitiba; e vereador Felipe Braga Côrtes.

 

Publicado na edição 1107 – 05/04/2018

Uma justa homenagem aos líderes dos CONSEG

 

Compartilhar
PUBLICIDADE