Home / Colunas / Editorial / Pra quem é de Araucária!

Pra quem é de Araucária!


Sempre que as grandes empresas do polo industrial de Araucária anunciam alguma parada para manutenção de seu parque industrial são grandes as expectativas dos trabalhadores locais de conseguir alguma dessas oportunidades, mesmo sendo elas por prazo determinado.

Da mesma forma, antes, durante e depois desses eventos são muitos os comentários de que as vagas geradas não ficaram com os trabalhadores locais e sim com moradores de fora, funcionários muitas vezes trazidos pelas empresas terceiras que também dificilmente são daqui.

Em agosto próximo, novamente, teremos uma grande parada para manutenção da Araucária Nitrogenados, a antiga Fafen. A expectativa é que ela gere em torno de 600 empregos, todos temporários, podendo perdurar até 30 dias. Em tempos que o número de desempregados no país alcança quase 15 milhões de pessoas, conseguir uma oportunidade, mesmo que por apenas um mês, é esperança de muita gente.

E é justamente essa esperança que deve mover algumas centenas de araucarienses em busca dessas vagas. Tamanha procura, por consequência, tende a gerar desentendimentos caso o processo de seleção dessas pessoas não seja muito transparente. Embora esses empregos não necessariamente precisem ser destinados aos moradores locais, a torcida é para que as empresas terceirizadas para realizar a manutenção tenham a sensibilidade de destinar o maior número de vagas para quem reside em Araucária.

Da mesma forma, espera-se que os responsáveis pelo agenciamento dessas oportunidades – em hipótese alguma – usurpem desse “poder” para priorizar amigos, indicados políticos e/ou familiares. É preciso tratar com transparência essas vagas, assim como os pré-requisitos para que os trabalhadores possam se candidatar a elas.

Boa leitura!

Publicado na edição 1164 – 23/05/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*