Home / Colunas / Observatório Social / Pensando Moral e Ética

Pensando Moral e Ética

As relações humanas na sociedade são permeadas pela moral e pela ética.


No senso comum, moral e ética são apresentados como sinônimos. Todavia, ambas possuem diferentes significados.

Moral é uma palavra de origem latina, derivada da palavra “moris”, que significa costume, maneira de se comportar. A moral é fruto do padrão cultural vigente e incorpora as regras eleitas como necessárias ao convívio. Regras estas determinadas pela própria sociedade.

Mas, tradicionalmente, “moral” é usada para designar o conjunto de normas e regras que regulamentam o comportamento humano.

A palavra “ética” vem do grego ethos que significa literalmente morada, habitat, refúgio. O lugar onde as pessoas habitam. Mas, no sentido filosófico, ética se refere ao “caráter”, “índole”, “natureza”. Neste sentido, a ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ou seja, como lidar diante das situações da vida e ao modo como convivemos e estabelecemos relações uns com os outros. É uma postura pessoal que pressupõe uma liberdade de escolha.

Sendo assim, não basta seguir uma regra moral. É necessário realizar uma reflexão ética sobre os valores morais adotados.

Se a moral trata dos valores permitidos e proibidos, das condutas corretas e incorretas, a ética nos leva a pensar, a refletir, a concordar, a contestar e a um aprendizado.

A ética não nasce com o indivíduo, mas está incorporada a este sujeito.

Pense nisso!

Publicado na edição 1158 – 11/04/2019

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*