A verdadeira purificação

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os fariseus, verdadeiros cumpridores da lei no tempo de Jesus, se escandalizavam porque os alguns discípulos do Mestre não lavavam as mãos para comer e nem para rezar. Os rabinos que eram os lideres religiosos dos judeus, pregavam a importância da purificação externa, comparando-a com a palavra de Deus. As normas dos rabinos eram rígidas, severas, não negligenciavam nenhum detalhe. Cada transgressão era tida como uma infidelidade a Deus e às tradições sagradas. O problema era a equivalência dessas tradições dos homens com os mandamentos do Senhor e a absolutização dessas práticas rituais.

Jesus se insere na linha espiritual dos profetas e dos piedosos mestres da vida religiosa do seu tempo, indica a renovação do coração e assume uma posição rígida contra a religião quando reduzida ao cumprimento de um código jurídico. Os que sublinham estas normas são chamados de ‘hipócritas’, pessoas que vestiram a máscara da religiosidade e esqueceram o essencial: o amor ao próximo. Os cristãos não desprezam nenhuma ‘tradição’, mas todas devem ser submetidas a uma verificação. Se elas estão de acordo com as exigências evangélicas ou reproduzem costumes. Acima de tudo, é preciso lembrar sempre que não se pode colocar no mesmo patamar o mandamento de Deus e as ‘tradições dos homens’. O mandamento de Deus é absoluto e não pode ser mudado. Para Jesus o que vale é um exame de consciência sobre os sentimentos que alimentamos em relação aos irmãos.

A verdadeira purificação deve acontecer de dentro para fora e não ser apenas uma preocupação com o externo. Podemos estar limpos e bem arrumados por fora, mas ‘sepulcros caiados’ por dentro, usando as palavras do próprio Jesus. É preciso purificar o nosso coração, para que seja igual ao de Jesus, cheio de compaixão e de misericórdia. Um coração manso e humilde, capaz de acolher a todos, sobretudo, aqueles mais sofridos e desamparados. Quantos corações cheios de ódio, de veneno, prontos para arruinar e para acabar com a imagem do outro. Que sentem prazer em destruir, em empurrar o outro para o precipício, alegrando-se com a sua desgraça. Este coração precisa de muita purificação, para ser capaz de amar o próximo, sem julgar ou condenar, como um juiz implacável e sem piedade.

Seguir a Jesus, diferentemente dos fariseus e rabinos, é purificar os olhos contra todo olhar condenatório e discriminatório. Um olhar sereno, terno, carinhoso, que quer o bem do irmão. Purificar os ouvidos, para que sejam capazes de escutar a quem precisa, sem dar conselhos ou normas rígidas para seguir. Abrir os ouvidos significa ser capaz de silenciar a sua própria voz, e deixar o outro falar e expressar a sua dor, seu sofrimento e suas angústias. Como temos dificuldade em entrar no mundo do outro e acolhê-lo em profundidade! Isto requer uma verdadeira purificação dos meus conceitos rígidos e fechados. Purificar as nossas mãos, para que a exemplo das mãos de Jesus, sejam capazes de ir ao encontro de quem está caído; estender a mão ao sofredor; tocar com ternura a quem está abalado pelo peso da vida; curar aquele enfermo e necessitado de perdão.

Não basta comer com as mãos limpas; é preciso comer com o coração puro e cheio de misericórdia. Mudar por dentro significa, no fundo, a exemplo de Jesus, fazer tudo única e simplesmente em vista do bem do outro. É preciso purificar o coração de toda maldade e deixar desabrochar a ternura, a candura, a compaixão e a misericórdia. Só assim poderemos construir um mundo melhor, um Reino de paz, amor, justiça e fraternidade.

Publicado na edição 1128 – 30/08/18

A verdadeira purificação

Compartilhar
PUBLICIDADE