Home / Colunas / Padre André Marmilicz / Bem-vindo 2019

Bem-vindo 2019

Está nascendo um novo ano, e com ele, a esperança de dias melhores, de mais saúde, de mais amizade, de mais dinheiro, de mais projetos, sonhos e tantas realizações. Como uma criança recém nascida, renasce em cada um de nós a certeza de que as coisas poderão ser melhoradas e renovadas. Renova-se a alegria, e a vida parece brilhar de modo novo, especial e diferente. É maravilhoso ter a oportunidade de recomeçar, de retomar o rumo da vida, de saber-se capaz de realizar coisas novas. O ano novo nasce como se fosse aquele primeiro sorriso de uma criança, que pela primeira vez sorriu para seus pais, despertando neles um imenso júbilo e gratidão por aquele ser tão indefeso, mas tão especial. O ano novo torna-se então especial, porque vislumbramos novos horizontes, novas metas e tudo o que não conseguimos fazer no ano passado, como que num toque de mágico, torna-se possível e ao alcance das nossas mãos.


A vida, lá no fundo, tem a cor que você pinta. Claro, estou falando sobre aquilo que depende diretamente de você. Tem muitas coisas que não dependem dos nossos desejos e nem dos nossos esforços, porque nos sentimos impotentes e incapazes porque foge do nosso domínio e controle pessoal. Infelizmente, muitas pessoas se colocam eternamente na posição de vítimas, de coitadas, de incompreendidas, e sempre justificam tudo encima dos outros. Eles são os eternos culpados do seu mau humor, do seu desânimo, do seu pessimismo. São pessoas reativas e condicionadas pelo meio ambiente em que vivem, pelo passado que tiveram, enfim, sempre acham razões para justificar o seu jeito de ser rancoroso e depressivo.

Somos chamados neste início de ano a sermos proativos, ou seja, assumirmos a vida em nossas próprias mãos. Sermos responsáveis por nossos atos, gestos, palavras e ações. Isso depende de cada um. A grande diferença entre as pessoas proativas e as pessoas reativas, é que as primeiras carregam o tempo dentro delas, e as outras, dependem sempre do tempo externo. São pessoas que sempre justificam seus erros, suas falhas, suas derrotas, buscando um bode expiatório para tudo. As pessoas proativas, pelo contrário, respondem por aquilo que fazem e buscam sempre saída para os problemas.

Viver bem é centrar sua vida em oportunidades e não em problemas. Diante de situações difíceis, sempre buscam uma solução e deixam os problemas morrerem de fome. Os outros, os reativos, dão muito alimento para os problemas e a vida acaba assumindo um ar de dramaticidade. Tudo é drama, tudo é difícil, tudo é pesado, e por fim, tantos até desistem da vida, porque, segundo eles, ela nunca lhes sorriu. Os que centram a vida em oportunidades, sempre encontram razões para agradecer, bendizer e louvar a Deus, porque para eles, a vida lhes deu muito mais do que eles mereciam.

No início de mais um ano, dê a ele as boas vindas, com o profundo e sincero desejo de dar a ele uma cara nova e diferente. Depende de você levantar pela manhã com ar de esperança; depende de você ir atrás das soluções; depende de você as escolhas pessoais feitas todos os dias; depende de você ajudar, fazer o bem, ser otimista, animado e cheio de vida. Dentro de você existe uma força capaz de remover montanhas, de impulsionar e jogá-lo para frente. Você precisa fazer a sua parte, ir atrás, mover-se, movimentar-se, acreditar e buscar soluções. A vida, no fundo, nunca esqueça, tem a cor que você pinta. Pinte de esperança, de otimismo, de bom humor, de alegria e ela será assim ao longo de todo ano. Feliz 2019.

Sobre Redação

Redação

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios *

*