Faça tudo com alegria

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Como passageiros no trem da existência, optamos pelo melhor modo de conduzir a nossa vida. Ela é breve, é rápida, os anos passam depressa, e num piscar de olhos, envelhecemos e quando vemos, está na hora de voltarmos para os braços do Pai. E tantas vezes, no emaranhado de coisas, no frenesi diário, vivemos sem de verdade sentirmos o gosto e a alegria de viver. Fazemos tudo de modo automático, estressado, apressado, reclamando de Deus e de todo mundo. Não sentimos prazer naquilo que fazemos, como se tudo fosse uma obrigação; dormimos mal, levantamos pior ainda e passamos o dia sem desfrutar das belezas do encontro com o outro, e de tantos momentos maravilhosos que a vida nos proporciona. Vivemos como se a vida fosse apenas uma sucessão de fatos, de acontecimentos, de horas e de dias, sem saborearmos as surpresas que elas nos reserva.

No mundo em que vivemos, parece que virou sinal de competência, ou então de importância, alegar estresse e falta de tempo. É tão comum ouvirmos as pessoas dizerem: ‘um dia quando me sobrar um tempo vou te visitar’; ‘está tão corrido que nem tenho tempo de ir à Igreja’; ‘faz tempo que não visito a mãe, pois a correria é muito grande’.

Poderíamos enumerar tantos outros chavões que nos distanciam das pessoas, da vida, porque não temos tempo. E os dias passam e não voltam mais, e quando nos damos conta, perdemos amigos e familiares que não visitamos e aí surge o complexo de culpa, mas não tem mais volta. E para não sentir a dor, abafamos os problemas e continuamos correndo, sem saber por que e para quê. E neste ritmo vivemos, ou melhor, vegetamos sem viver.

O segredo da nossa existência está em encontrar tempo para tudo, e fazer tudo com alegria. A pessoa bem humorada produz mais, vive com mais qualidade de vida e vive mais tempo. Gosto daquela velha expressão: ‘o bom humor nos livra do doutor’. Quantas doenças provocadas por um estresse exagerado, por uma correria sem fim, fazendo tudo de modo tenso e pesado. Conheci pessoas que trabalhavam de modo alucinante durante a semana e ainda levavam um caminhão de problemas para resolver no final de semana. O próprio Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Ele que era Deus, imagina nós como seres humanos! Somos frágeis, de carne e osso e precisamos encontrar tempo para um repouso merecido, a fim de recuperarmos as energias perdidas e voltar para a lida com alegria.

Tem gente que se leva muito a sério, como se a vida começasse e terminasse nele. Este tipo de pessoa se sente quase que o insubstituível sem tempo para perder. Está sempre em movimento, não sabe delegar e assume um mundo de coisas ao mesmo tempo. É um candidato sério para o infarto fulminante. Não tem tempo para uma caminhada, para uma leitura, para visitar os amigos, para jogar conversa fora. São pessoas carregadas e que só falam coisas sérias.

Não sabem brincar, rir, se divertir, dar gargalhadas e levar a vida de modo mais leve, brando e sereno.

Viver com alegria, fazer tudo com alegria, é uma atitude que vem de um coração que procura, acima de tudo, ser feliz. A felicidade brota do interior, da paz que vem de dentro, é um jeito interno de viver. Realmente, a vida é passageira, é breve, e pede de nós mais serenidade, espirito positivo, entusiasmo e umas gargalhadas de vez em quando. Rir de si mesmo, brincar com as crianças e mais do que tudo, trabalhar de modo alegre, sem reclamar, sem murmurar, é o grande segredo de uma vida feliz. Seja feliz, e viva com alegria.

Compartilhar
PUBLICIDADE