Páscoa. A vida venceu a morte

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

A Páscoa cristã tem a sua origem na Páscoa judaica. Em hebraico significa Pesah – passagem. É a celebração da passagem da escravidão no Egito para a liberdade na terra prometida, onde corre leite e mel. O mar vermelho é o símbolo desta passagem, quando o povo de Deus atravessa o mar e em seguida vem o povo egípcio, e todos são submersos debaixo da água, tanto cavalos como cavaleiros. O povo começa ali toda a sua história de libertação até chegar à terra prometida. É a passagem da escravidão vivida no Egito, sob o jugo dos egípcios para finalmente viver a experiência de uma vida nova, a liberdade dos filhos de Israel, o povo escolhido por Deus.
A Páscoa cristã celebra a passagem da morte de Cristo na cruz para a ressurreição. Morto na cruz, ele ressuscita no terceiro dia, decretando a vitória da vida sobre a morte. A morte não tem poder sobre ele e não tem a última palavra. A vida venceu e triunfou, a luz brilhou sobre as trevas e uma nova humanidade nasce a partir deste acontecimento, o maior de todos os tempos. Deus ressuscitou seu filho do poder da morte, mostrando através deste gesto que a vida sempre vence sobre a morte.
Tantas vezes damos muito mais poder para a morte, como se ela fosse o fim de tudo. Tendemos a enaltecer muito mais as trevas, a desgraça, aquilo que está mal, do que aquilo que exala o perfume da esperança. Vivemos envolvidos pela cultura da morte, que espalha todos os dias a desgraça, as coisas negativas, os acidentes, as brigas, as desavenças, a corrupção, enfim, tudo aquilo que cheira maldade dando a impressão de que o mundo está perdido. Muitos, diante das noticias trágicas, vivem envolvidos pelas trevas do desespero, do desânimo, da descrença, como se este mundo fosse a habitação do mal, do demônio. Tantos perderam toda esperança e vivem se arrastando, sem brilho no seu olhar.
Para nós que cremos, surge uma grande luz em nosso caminho. A ressurreição de Jesus é a nossa grande certeza de que a morte não tem mais poder sobre a vida. A luz é muito mais forte do que as trevas. Quando estamos num lugar totalmente escuro e acendemos a luz, tudo fica claro e brilhante. É a lógica da força da luz. Somos chamados a renovar todos os dias com um olhar renovado, a esperança de dias melhores. A sexta-feira santa foi apenas uma passagem necessária, mas rápida, para a ressurreição plena e eterna. Assim também na nossa vida, encontramos momentos difíceis, dolorosos, eles são necessários, mas passageiros. Geralmente, depois do sofrimento, depois da dor, nos sentimos mais renovados e entusiasmados e preparados para os novos desafios que surgirem em nossa frente.
Páscoa – a vida venceu a morte. Esta é a nossa certeza como cristãos, como seguidores de Jesus Cristo. A morte perdeu a sua força, o seu poder, porque Deus ressuscitou e deu vida nova para o seu filho Jesus. Ele continua vivo em nosso meio, dando-nos força e coragem em nossa caminhada diária. A presença dele que caminha ao nosso lado, ou melhor, está dentro de nós, nos impulsiona para seguirmos sempre em frente. A sua presença viva é a nossa esperança, nossa alegria, nosso entusiasmo e a certeza de que, mesmo diante de situações adversas, a vida triunfará e vencerá. É isso que nos move, é isso que nos impulsiona e nos anima em nossa vida diária. É esta a convicção – Jesus continua vivo e permanecerá eternamente vivo em nosso meio. Ele é o Senhor da vida. Ele triunfou e vive eternamente em nosso meio. Ele é a nossa luz. O Senhor da nossa vida e da nossa existência. Viva a vida!!!

Compartilhar
PUBLICIDADE