Pátria amada, Brasil!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Brasil é um país encantador, maravilhoso, diferente, onde encontramos tantas diversidades de culturas, de relevos, religiões, enfim, onde existe uma liberdade de expressão politica e religiosa. Um país tão diferente, do norte ao sul, passando pelo centro-oeste, sudeste e nordeste. Poderíamos dizer que são diversos brasis dentro de um mesmo país que se chama Brasil. Uma riqueza de culturas, de etnias, de gastronomias, músicas, e expressões regionais que por vezes parece que estamos em países diferentes. É uma beleza, um encanto este nosso país, que erroneamente já foi denominado ‘o país do futebol’. Como se isso fosse o resumo do nosso imenso Brasil. Nada mais mentiroso e reducionista, esquecendo que aqui existe tanta gente trabalhadora, honesta e comprometida com o bem comum. O Brasil é muito mais do que futebol, caracterizado por um povo de bem, de luta, de enfrentamento, de alegria e de tanta criatividade.

Tive o privilégio de morar muitos anos fora do Brasil, e ali, na distância, nunca senti tanta falta e saudades do meu país. O povo brasileiro é um povo alegre, animado, cheio de um espirito tropical, capaz de superar tantas situações nefastas, geradas por uma má administração politica. Infelizmente, somos manchados pela corrupção, como se todos nós fossemos mal intencionados e corruptos. Pagamos tantas vezes a fama de sermos um povo pouco sério, porque os nossos representantes passam uma imagem onde tudo é possível, o famoso ‘jeitinho brasileiro’. Fico imaginando como seria o nosso Brasil, se realmente houvesse transparência, honestidade e a busca sincera do bem comum!

O que caracteriza o nosso povo brasileiro, é a sua alegria, estampada em todos os cantos do nosso país. Isso se percebe no jeito espontâneo de ser da nossa gente. Onde quer que você vá, do norte ao sul, esta é uma marca brasileira. Mesmo nas horas dramáticas e difíceis, nos caracterizamos por uma capacidade de superação raramente vista em outros povos, sobretudo, nos povos europeus, sempre mais sisudos e fechados. O brasileiro tem um jeito de ser diferente, e confesso, tenho orgulho de ser nascido nesta terra chamada Brasil. Não podemos sentir-nos diminuídos porque nossos políticos são corruptos, enganadores, aproveitadores e manipuladores. Eles não são o retrato da maioria do povo brasileiro, um povo sofrido, mas um povo de garra, um povo trabalhador e que enfrenta a vida de modo alegre, espontâneo e criativo.

Comemoramos o dia da nossa pátria amada Brasil. Cada um de nós pode fazer este país um pouco melhor. Não vamos jogar toda a responsabilidade sobre os nossos políticos, embora eles tenham uma grande parcela de culpa, sobretudo, na área da educação e da saúde. Mas isso não nos isenta da nossa responsabilidade em fazermos deste país um lugar melhor para se viver. A honestidade, a transparência, a justiça, devem ser marcas de todos os cidadãos. Infelizmente, tantas vezes bradamos contra a corrupção, contra o meio ambiente tão poluído, mas, ao mesmo tempo, não fazemos a nossa parte. Jogamos o lixo nas ruas, nos rios; se pudermos passar o outro para trás, o fazemos sem nenhum escrúpulo; não aceitamos quem pensa diferente de nós, na politica, na religião ou no futebol. Poderíamos enumerar tantos outros campos ou existe uma verdadeira intolerância. O Brasil pode ser muito melhor, mas isto depende de cada um de nós. Não vamos jogar toda a culpa nos políticos, tirando o corpo fora. Sejamos nós a diferença que queremos em nosso país, esta pátria amada, Brasil.

Compartilhar
PUBLICIDADE