Perdas e ganhos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O ser humano veio a esse mundo para ser feliz, e deixar marcas pessoais e especiais. Cada pessoa é única, diferente, com qualidades e defeitos. Como se diz na gíria, ‘perfeito só Deus’. Com seu jeito próprio de ser, cada um procura oferecer o melhor, a fim de que sua passagem por esse mundo não tenha sido em vão.

O que move a nossa existência são os sonhos e projetos que trazemos dentro de nós. Somos seres motivados por coisas novas, olhando para frente, e buscando de diversos modos a realização desses projetos. Mas nem sempre isso é possível, porque muitas coisas aquilo que almejamos, acabamos não realizando e isso provoca em nós uma sensação de derrota, gerando uma grande frustração em nossa vida.

Na verdade, queremos sempre ganhar, e temos uma enorme dificuldade de convivermos com as perdas inesperadas. No entanto, perder faz parte do jogo da vida e com certeza, quando sabemos assimilar as derrotas, elas podem ser para nós uma enorme lição. Quando não sabemos perder, acabamos atacando o adversário, buscando enormes justificativas, muitas vezes culpando os outros e paramos então no tempo.

Perder nem sempre é sinal de fraqueza ou incapacidade, mas algo natural e inerente à nossa existência. Diariamente estamos perdendo as energias, na medida em que os anos vão passando; perdemos a saúde; e lá pelas tantas, vamos perdendo até a memória e por fim, vamos perder a própria vida. É a dinâmica da nossa breve e passageira existência e não tem como fugir dessa realidade. Por mais que a ciência tenha avançado e minimizado as consequências físicas causadas pelo tempo, possibilitando uma vida mais longa, a grande verdade é que somos limitados e finitos.

Aprender com as derrotas é a grande escola da vida, que nos possibilita a sermos melhores, porque mais humildes. Aqueles que não admitem a perda se colocam numa atitude muito prepotente, orgulhosa, querendo ser sempre melhores do que os outros. Não, somos humanos, e admitir a nossa fraqueza, é sinal de grandiosidade. Ser capaz de parabenizar o vencedor, mesmo que isso tenha custado a nossa derrota, é sinal de hombridade e maturidade. Isso sim engrandece e dignifica o ser humano.

Na escola da vida somos chamados a conviver com perdas e ganhos, com derrotas e vitórias, sabendo que nem sempre os nossos projetos se tornam realidade. Por vezes ganhamos, mas por vezes perdemos, e nessa alternância, vamos em frente, com coragem, determinação, sabendo que aquilo que hoje brilha como ouro, amanhã poderá ser lata, e aquilo que hoje aparenta uma enorme derrota, amanhã poderá ser uma grande vitória. Sempre em frente, é o que nos pede a vida, até o último respiro.

Compartilhar
PUBLICIDADE