Tempo para tudo

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O segredo de uma vida bem vivida é encontrar tempo para tudo. Como diz o livro do Eclesiastes: tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para rir e tempo para chorar; tempo para semear e tempo para colher; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para trabalhar e tempo para descansar; tempo para estar a sós e tempo para estar com os outros; tempo para correr e tempo para parar; tempo para pensar nas coisas deste mundo e tempo para pensar nas coisas do alto. Quando o ser humano descobre esta beleza da vida, vive intensamente cada momento da sua existência.
Tem pessoas que nunca tem tempo, por exemplo, para rezar. Acham sempre uma série de justificativas. Dizem que trabalham demais e que chegam no final de semana muito cansados. E como descansam? Tantas vezes na bebida, jogo e acabam no final cansando mais ainda. Outros dizem que não tem tempo para visitar os amigos, porque estão sempre muito ocupados. E aí acabam contraindo doenças, vivendo mal, com depressão, porque muito fechados em seu próprio mundo e em seus problemas.
É preciso encontrar tempo para aquelas coisas que são simplesmente essenciais para uma vida bem vivida. O ser humano se resume em quatro dimensões: física, mental, espiritual e social. Tem gente que nunca tem tempo para si mesmo, para exercícios, para caminhadas porque sempre está ocupado. Outros dizem que não tem tempo para ler, ou então rezar e meditar. Outros não visitam a família porque o seu tempo está muito apertado. Tanta coisa para fazer, esta é a desculpa. E tem a mãe viva, e diz que um dia vai visita-la e acaba passando os dias e a mãe fica de lado, adoece e acaba morrendo sem a visita do filho. Porque ele não tinha tempo e quando veio visita-la já é tarde demais.

Faça as coisas essenciais enquanto for tempo, para não se arrepender depois. Eu já vi muita gente ficar com a consciência pesada porque deixou de amar, de expressar a ternura por alguém, e de repente, este alguém se foi. Ficará para sempre a sensação de uma dor que nem o tempo poderá apagar. Outro não tem tempo para os seus filhos e estes acabaram se perdendo em caminhos tortuosos. Tarde demais para consertar um erro, pois o filho se desviou e se perdeu e não tem mais volta.
Uma das coisas mais importantes é ter tempo para Deus, acima de tudo; depois, tempo para a família, para a comunidade e para os amigos. A gente nunca se arrepende o bem que fez e as palavras de carinho que expressou e os amigos que conquistou, porque isso realmente faz uma grande diferença em nossa vida. Podemos ter tudo, ter dinheiro, ter casas, ter bens, mas no fundo, talvez não tenhamos nada. Falta simplesmente o essencial.

Encontre tempo para ser feliz, e a felicidade é uma questão de escolha. De uma escolha certa, de quem aposta naquilo que realmente vale a pena: Deus, família, amigos e comunidade. De quem é capaz de perder tempo para ouvir o outro e dar-lhe uma palavra de consolo e conforto, sobretudo nas horas difíceis da vida. E isso, com certeza, nunca será esquecido. De um ombro amigo, capaz de expressar apoio, força e coragem, na hora em que o outro mais precisa. Isso sim vale a pena e para isso, não podemos medir esforços e nem tempo para fazer o bem. Seja feliz, encontrando tempo para as coisas essenciais, e que movem a vida de uma pessoa: Deus, família, amigos e comunidade.

Compartilhar
PUBLICIDADE